Publicidade
27/09/2015 - 02h00

Visitas a lojas de carros mostram como é atendimento a pessoas com deficiência

RODRIGO MORA
DE SÃO PAULO
LEONARDO FARIA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O investimento das montadoras em programas para os motoristas com deficiência ou mobilidade reduzida - ou PCD, sigla comum entre os vendedores das concessionárias ao se referir a este tipo de cliente- ainda é tímido.

A reportagem visitou concessionárias da capital paulista para verificar como é o atendimento.

Fabio Braga/Folhapress
Áreas da concessionária Honda Daitan que são dedicadas ao atendimento de pessoas com deficiência.
Áreas da concessionária Honda Daitan que são dedicadas ao atendimento de pessoas com deficiência.

Em lojas das quatro maiores montadoras em número de vendas no país (Fiat, VW, Chevrolet e Ford), as pessoas que buscam informações sobre carros adaptados foram direcionadas para o departamento de vendas diretas, onde também são atendidos empresas e taxistas.

Na concessionária Honda, há vendedor exclusivo treinado pelo programa Conduz, elaborado pela montadora. A atenção dedicada à área inclui a configuração dos modelos e tornou-se referência no segmento, o que ajuda a vender mais.

"Carros como o Fit e o City têm bom espaço interno e são mais baixos, o que facilita o acesso à cabine", diz o empresário Itamar Garcia, 50, cadeirante desde os oito anos de idade devido à poliomielite.

CONCORRÊNCIA

Principal concorrente da Honda, a Toyota vem crescendo. De acordo com a empresa, as vendas nesse segmento já cresceram 81% em 2015, na comparação com o acumulado do ano passado.

A fabricante também oferece atendimento exclusivo nas concessionárias, porém esbarra na oferta de veículos. O sedã Corolla é o único carro automático que traz uma configuração com valor abaixo do teto de R$ 70 mil.

Caso a opção seja por algum veículo com preço acima desse patamar, o cliente terá isenção do IPI (Imposto sobre produtos Industrializados) e do IPVA, mas pagará ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) e IOF (Imposto sobre operações Financeiras).

Além do valor, o automóvel tem de ser fabricado no Brasil ou em países abrangidos por acordos comerciais, como a Argentina.

"As empresas retiram acessórios e equipamentos dos produtos para reduzir o preço, o que pode torná-los menos interessantes. O motorista deve realizar uma avaliação completa na hora de escolher do seu carro", conta Marcio Rodrigues, diretor comercial da Mega Isenções.

MAIS ACESSÍVEIS

O mercado oferece também opções mais em conta, equipadas com câmbio automático. É o caso do Chevrolet Prisma LTZ, que custa R$ 39.642 com as isenções - sem elas, sai por R$ 55.990. O espaço interno é razoável, mas o porta-malas grande (500 litros de capacidade) permite guarda bagagens e equipamentos que facilitem a mobilidade.

Juca Varella/Folhapress
Com isenção de impostos, Chevrolet Prisma LTZ cai de R$ 55.990 para R$ 39.642
Com isenção de impostos, Chevrolet Prisma LTZ cai de R$ 55.990 para R$ 39.642

Porém, antes de adquirir um carro pequeno, o cliente deve comparar suas necessidade com o que o modelo oferece. Algumas adaptações são incompatíveis com veículos pouco espaçosos, como alguns tipos de plataformas para recolhimento de cadeira de rodas.

CONFIRA A AVALIAÇÃO DAS LOJAS

FIAT
Loja visitada
Ventuno (Jurubatuba)

Instalações
Há uma vaga para pessoas com deficiência e não existem obstáculos no acesso à loja

Atendimento
Não há atendimento exclusivo, mas o cliente é encaminhado para o especialista em vendas diretas -que também cuida de frotas de empresas e de taxistas

VOLKSWAGEN
Loja visitada
Green (Jurubatuba)

Instalações
O piso do estacionamento e do showroom possui uma inclinação razoável, mas que facilita o trajeto de quem utiliza cadeira de rodas. Contudo, não há vagas exclusivas

Atendimento
Ao chegar à loja, o cliente é direcionado para o departamento de vendas diretas

CHEVROLET
Loja visitada
Itororó
(Jardim Umuarama)

Instalações
Não há vagas exclusivas, e a inclinação da área reservada para os veículos é exagerada, o que dificulta o deslocamento de cadeirantes

Atendimento
O consultor de vendas diretas foi atencioso, esclarecendo todas as dúvidas

HONDA
Loja visitada
Daitan (Jabaquara)

Instalações
A loja oferece serviço de manobristas, vaga exclusiva e uma cadeira de rodas de apoio, caso seja necessário

Atendimento
Há um vendedor exclusivo com conhecimento amplo sobre isenções legais, e a tabela de preços é publicada no site oficial da marca

FORD
Loja visitada
Navesa (Santo Amaro)

Instalações
A loja é nova e com boa estrutura para a pessoa com deficiência. Possui rampa de acesso na entrada principal e vaga exclusiva

Atendimento
O vendedor foi atencioso, porém não é especializado nesse segmento

HYUNDAI
Loja visitada
Caoa HMB (Indianópolis)

Instalações
Há vaga exclusiva e acesso fácil ao interior da loja

Atendimento
O cliente é atendido pelo especialista do setor, que domina plenamente o assunto. Foi entregue uma tabela completa com todos os veículos disponíveis e os preços com as isenções

RENAULT
Loja visitada
Sinal France
(Campo Grande)

Instalações
Há vagas de estacionamento para pessoa com deficiência e pontos de acesso facilitado para cadeirantes

Atendimento
O cliente é direcionado para o consultor de vendas, que foi prestativo e soube responder a todas as perguntas

TOYOTA
Loja visitada
Tsusho (Saúde)

Instalações
Não há vagas exclusivas, e obstáculos dificultam o acesso de cadeirantes

Atendimento
Há consultoria exclusiva, e a vendedora deu todas as informações necessárias, apresentando características e preços dos modelos

 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag