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04/10/2015 - 02h00

Picape da Renault busca espaço entre concorrentes pequenas e médias

DE SÃO PAULO

A Renault Duster Oroch se apresenta como a mais nova picape nacional e inaugura um nicho de mercado. O modelo é maior que compactas como Fiat Strada e VW Saveiro, mas não tão grande quanto as médias Chevrolet S10 e Ford Ranger, por exemplo.

Oferecida com cabine dupla, a estreante mantém o (bom) espaço interior do "irmão" utilitário esportivo.

Assim como as picapes maiores, a Oroch -nome de uma tribo da Sibéria- transmite segurança ao volante e enfrenta bem os buracos de ruas e estradas, característica que atrai clientes urbanos. A suspensão traseira é independente e reforçada para receber até 650 kg entre passageiros e o que mais couber.

Com 2,83 m de distância entre eixos (15 cm a mais que o Duster) e quase 4,70 m de comprimento total, a picape Renault tem porte imponente. A caçamba larga e curta pode transportar até 683 litros de carga.

Apesar do tamanho, seu preço está mais próximo do cobrado pelas opções compactas da concorrência. A versão 1.6 flex Expression (115 cv) custa R$ 62.990 e é equipada com ar-condicionado, direção hidráulica e acionamento elétrico dos vidros e das travas. O câmbio é manual, com cinco marchas.

Para comparar, a Fiat Strada Adventure cabine dupla com pacote semelhante (e bem menos espaço) tem preço sugerido de R$ 67.110.

A versão mais equipada da Duster Oroch tem motor 2.0 flex (148 cv) e câmbio manual de seis marchas. Custa R$ 72.490 e vem com GPS, piloto automático, retrovisores elétricos e sensor de ré, que ajuda nas manobras de estacionamento.

No início de 2016, a própria Fiat lançará uma picape com proposta semelhante à Oroch. Chamada Toro, será produzida na fábrica de Goiana (PE)

AO VOLANTE

A nova picape da Renault pesa entre 1.292 kg e 1.346 kg, o que é até pouco diante de seu porte, permitindo que o motor 1.6 seja suficiente para um desempenho acima do esperado. Contudo, em subidas mais íngremes ou com muita carga, é preciso usar o câmbio e manter o motor em rotações mais elevadas para manter o ritmo.

A opção 2.0 trabalha com mais folga e exige menor uso da caixa de marchas.

Por enquanto, haverá apenas versões com tração dianteira. Opções 4X4 e com câmbio automático estão nos planos futuros da marca.

A picape começa a ser vendida em novembro, com três anos de garantia. Segundo a fabricante, 25 mil consumidores interessados se cadastraram no site da empresa.

 

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