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06/10/2015 - 07h00

Mesmo com porta emperrada, Duster leva quatro estrelas após crash test

RODRIGO MORA
ENVIADO ESPECIAL A LANDSBERG, ALEMANHA

A ausência do airbag para passageiro já era um indício de que o Renault Duster poderia ir mal no crash test realizado pelo Latin NCAP (Programa de Avaliação de Veículos Novos para América Latina e o Caribe), no último dia 17, na Alemanha. Somava-se à falta da bolsa a porta do motorista emperrada após a colisão.

Técnicos do laboratório de colisões tentaram –individualmente e juntos– abri-la, em vão. Foi preciso uma serra elétrica para resolver o problema.

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Ainda assim, o SUV (cuja unidade testada é fabricada na Colômbia) levou quatro estrelas na proteção de adultos no impacto frontal. "O Duster alcançou quatro estrelas com o mínimo possível. Para alcançar esse número, são necessários 11 pontos, e foi o que o SUV conseguiu", explica Alejandro Furas, secretário-geral do Latin NCAP.

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O engenheiro ainda argumenta que "um carro com mais airbags não tem porque ser mais seguro, e vice-versa". Ou seja, um automóvel tem que ser seguro primeiramente por sua construção, e não devido aos equipamentos de segurança passiva.

Segundo a norma de impacto frontal do Latin NCAP (que segue o que é estabelecido pelo estatuto das Nações Unidas), o carro perde pontos se nenhuma porta em uma fila de assentos puder ser aberta após a colisão– a do passageiro abriu normalmente.

Contudo, Furas faz um alerta: "A estrutura do Duster foi considerada instável. Muitas das leituras da deformação estiveram no limite do permitido".

Divulgação
Renault Duster leva quatro estrelas após crash test
Renault Duster leva quatro estrelas após crash test

Na proteção às crianças, o Duster ficou apenas com duas estrelas. De acordo com o Latin NCAP, o resultado ruim se deve à falta do sistema Isofix de retenção de cadeiras infantis.

Para Furas, "é decepcionante ver modelos iguais, como o Duster, vendidos com menos equipamentos de segurança na América Latina do que na Europa". O secretário geral do Latin NCAP se refere ao fato de o mesmo modelo comercializado como Dacia na Europa ter airbag duplo e airbags laterais, além de ISOFIX e controle eletrônico de estabilidade.

Viagem a convite do Latin NCAP

 

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