Mesmo com porta emperrada, Duster leva quatro estrelas após crash test
RODRIGO MORA
ENVIADO ESPECIAL A LANDSBERG, ALEMANHA
A ausência do airbag para passageiro já era um indício de que o Renault Duster poderia ir mal no crash test realizado pelo Latin NCAP (Programa de Avaliação de Veículos Novos para América Latina e o Caribe), no último dia 17, na Alemanha. Somava-se à falta da bolsa a porta do motorista emperrada após a colisão.
Técnicos do laboratório de colisões tentaram –individualmente e juntos– abri-la, em vão. Foi preciso uma serra elétrica para resolver o problema.
Ainda assim, o SUV (cuja unidade testada é fabricada na Colômbia) levou quatro estrelas na proteção de adultos no impacto frontal. "O Duster alcançou quatro estrelas com o mínimo possível. Para alcançar esse número, são necessários 11 pontos, e foi o que o SUV conseguiu", explica Alejandro Furas, secretário-geral do Latin NCAP.
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O engenheiro ainda argumenta que "um carro com mais airbags não tem porque ser mais seguro, e vice-versa". Ou seja, um automóvel tem que ser seguro primeiramente por sua construção, e não devido aos equipamentos de segurança passiva.
Segundo a norma de impacto frontal do Latin NCAP (que segue o que é estabelecido pelo estatuto das Nações Unidas), o carro perde pontos se nenhuma porta em uma fila de assentos puder ser aberta após a colisão– a do passageiro abriu normalmente.
Contudo, Furas faz um alerta: "A estrutura do Duster foi considerada instável. Muitas das leituras da deformação estiveram no limite do permitido".
Divulgação | ||
Renault Duster leva quatro estrelas após crash test |
Na proteção às crianças, o Duster ficou apenas com duas estrelas. De acordo com o Latin NCAP, o resultado ruim se deve à falta do sistema Isofix de retenção de cadeiras infantis.
Para Furas, "é decepcionante ver modelos iguais, como o Duster, vendidos com menos equipamentos de segurança na América Latina do que na Europa". O secretário geral do Latin NCAP se refere ao fato de o mesmo modelo comercializado como Dacia na Europa ter airbag duplo e airbags laterais, além de ISOFIX e controle eletrônico de estabilidade.
Viagem a convite do Latin NCAP
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