Publicidade
11/10/2015 - 02h00

Sedãs Ford Focus Fastback e Citroën C4 Lounge passam pelo teste Folha-Mauá

EDUARDO SODRÉ
EDITOR-ADJUNTO DE "VEÍCULOS"

A coisa ficou séria quando o ator Gerard Butler desembarcou em São Paulo para gravar o comercial do Focus Fastback. A Ford não revela o cachê, mas certamente está investindo alto no relançamento do carro.

Para quem não está ligando o nome à pessoa - e ao veículo -, Butler interpretou o rei de Esparta no filme "300" (2007), e Fastback é o novo sobrenome da versão sedã do Focus.

A campanha publicitária ressalta uma virada: o modelo, que sempre foi ofuscado pelo sucesso do "irmão" hatch, quer conquistar o público como a opção mais esportiva da família.

Contudo, as vendas continuam modestas -apenas 407 unidades do Focus Fastback foram emplacadas em setembro, mesmo patamar do Citroën C4 Lounge.

Próximos também em valores e igualmente produzidos na Argentina, esses modelos são os sedãs médios mais rápidos de sua faixa de preço (entre R$ 70 mil e R$ 90 mil).

Em suas versões mais caras, ambos trazem seis airbags, controles de estabilidade e de tração, sistema de navegação por GPS, telas sensíveis ao toque, equipamentos de refrigeração inteligentes, forrações de couro e rodas de 17 polegadas. Os painéis de instrumentos que permitem múltiplas configurações também merecem destaque.

Mas o Focus dá um passo adiante ao oferecer um pacote extra de opcionais, que resulta na versão Titanium Plus (R$ 98,9 mil). São incluídos o sistema que calcula o tamanho da vaga e comanda o volante nas manobras de estacionamento, os faróis de xenônio e os ajustes elétricos no banco do motorista.

Foi esse Ford "completão" que compareceu ao teste Folha-Mauá, deixando ótima impressão com seu rodar sólido, típico de modelos de segmentos superiores, como os sedãs de luxo alemães. Esse caráter é realçado por uma posição de dirigir que permite interagir com o carro e viajar por muitos quilômetros sem sentir cansaço.

Se é mais equipado e esportivo que o C4 Lounge, o que falta ao Focus Fastback? A resposta está sob o capô.

O 1.6 THP flex do Citroën reinou na pista. O turbo compensa a menor potência e faz o sedã de origem francesa ser mais rápido e gastar menos na maior parte das medições. Curioso é que seu comportamento não estimula uma direção mais agressiva.

Em movimento, o C4 mostra que tem acerto à moda Corolla. Não por acaso, seu câmbio de seis marchas é fornecido pela Aisin, empresa japonesa de transmissões que faz parte do grupo Toyota.

SEM BARULHO

Os fãs dos carros franceses podem estranhar o comportamento "nipônico". Jamais houve no Brasil um Citroën com rodar tão suave e isento de ruídos como o Lounge.

A meta óbvia é aproximá-lo da trindade que lidera o mercado com folga, composta por Corolla, Honda Civic e Nissan Sentra. A Ford tentou o mesmo por anos, mas agora segue outro caminho.

Ao reposicionar o Focus sedã, a marca americana mostra coragem em um segmento conservador. Seu carro é o indicado para quem precisa do porta-malas mas não deseja um carro senhoril.

Já o C4 THP atende bem aos que anseiam por mais exclusividade e equipamentos do que os modelos japoneses têm a oferecer. E se for preciso acelerar de vez em quando, o 1.6 turbo estará à disposição.

FOCUS FASTBACK 2.0 TITANIUM

MOTOR Dianteiro, transversal, flex, quatro cilindros com 1.999 cm³ e 16 válvulas
POTÊNCIA 178 cv (e) e 175 cv (g) a 6.500 rpm
TORQUE 22,5 kgfm (e) a 4.800 rpm e 21,5 kgfm (g) a 4.500 rpm
TRANSMISSÃO Câmbio automatizado de dupla embreagem e seis marchas
PNEUS 215/55 R17
PORTA-MALAS 421 litros
PESO 1.414 kg
ACELERAÇÃO 0 a 100 km/h: 9,7s (e) / 10,1 s (g)
RETOMADA 80 a 120 km/h 6,4 s (e) / 6,6 (g)
CONSUMO Urbano: 6,5 km/l (e) / 8,9 km/l (g) Rodoviário: 12,2 km/l (e) / 15,2 km/l (g)
DIMENSÕES 4,58 m de comprimento, 1,47 m de altura, 1,82 m de largura e 2,65 m de distância entre eixos
PREÇO R$ 89,9 mil

CITROËN C4 LOUNGE THP EXCLUSIVE

MOTOR Dianteiro, transversal, turbo, flex, quatro cilindros com 1.598 cm3 e 16 válvulas
POTÊNCIA 173 cv (e) e 166 cv (g) a 6.000 rpm
TORQUE 24,5 kgfm a 1.800 rpm
TRANSMISSÃO Câmbio automático sequencial de seis marchas
PNEUS 225/45 R17
PORTA-MALAS 450 litros
PESO 1.425 kg
ACELERAÇÃO 0 a 100 km/h: 8,9s (e) / 9,3 s (g)
RETOMADA 80 a 120 km/h 6,1 s (e) / 6,3 (g)
CONSUMO Urbano: 6,9 km/l (e) / 9,2 km/l (g) Rodoviário: 11,3 km/l (e) / 15,9 km/l (g)
DIMENSÕES 4,62 m de comprimento, 1,50 m de altura, 1,79 m de largura e 2,71 m de distância entre eixos
PREÇO R$ 89.490

 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag