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21/10/2015 - 06h00

Sucesso no cinema, carro da saga "De Volta para o Futuro" foi mal em vendas

DE SÃO PAULO

Nesta quarta (21), o cientista Dr. Brown (Christopher Lloyd) e o jovem Marty McFly (Michael J. Fox) chegariam a 2015 a bordo de uma máquina do tempo construída sobre um DeLorean DMC-12. A cena se passa em "De Volta para o Futuro II", de 1989.

Menos popular que a saga cinematográfica é a história da DeLorean Motor Company, a fabricante idealizada pelo engenheiro John Z. DeLorean (1925–2005). Ele começou a produzir o DMC-12 em 1981 e faliu no ano seguinte.

John DeLorean havia feito carreira na General Motors, onde trabalhou na criação de carros que se tornaram clássicos como o Pontiac GTO (1967).

Em 1973, após se desligar da GM, John criou a DeLorean Motor Company. O DMC-12, no entanto, levaria oito anos para sair da fábrica –montada em Dunmurray, na Irlanda do Norte, por questões de custos e de benefícios concedidos pelo governo do Reino Unido.

O DeLorean DMC-12, desenhado por Giorgetto Giugiaro, tinha carroceria feita em aço inox, que não recebia pintura. As portas, do tipo "asas de gaivota", se abriam para cima.

Típico dos anos 1980, os faróis eram duplos e quadrados. Na traseira, persianas ocupavam o lugar do vidro convencional.

Apesar do estilo esportivo, o motor 2.8 V6 de 130 cv (desenvolvido em parceria por Peugeot, Renault e Volvo) não era dos mais potentes para o padrão da indústria na época.

Com prejuízos na produção, muitas dívidas e até a prisão do fundador (por suspeitas de envolvimento com o tráfico de drogas), a DeLorean fechou as portas em 1982, tendo produzido somente 9.200 unidades do DMC-12.

John DeLorean, que foi absolvido das acusações que o levaram à cadeia pouco antes do fechamento da empresa, faleceu em 2005 em razão de complicações decorrentes de um ataque cardíaco.

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