Publicidade
01/11/2015 - 02h00

Salão de Tóquio antecipa legado que a Olimpíada de 2020 deve deixar

EDUARDO SODRÉ
ENVIADO ESPECIAL A TÓQUIO (JAPÃO)

Em 1964, a Olimpíada de Tóquio deixou a rede ferroviária de alta velocidade como legado para o país.

A cinco anos de receber uma nova edição dos jogos, em 2020, a capital japonesa rediscute a mobilidade em seu salão do automóvel.

Os conceitos extravagantes, característicos dos salões automotivos, estão menos "forma" e mais "função".

E a tão badalada conectividade já não é algo que surpreende, porque já faz parte da vida cotidiana.

Resta aos veículos de Tóquio aglutinar as tecnologias atuais e retomar a essência do transporte individual, unindo praticidade, segurança e alguma diversão.

Um exemplo dessa reunião de tecnologias está na forma como os carros autônomos são tratados no evento. "Há diferenças entre um carro sem motorista e um que você dirige quando quer", disse Carlos Ghosn, presidente da Aliança Renault-Nissan.

O conceito Nissan IDS traduz esse pensamento. O motorista pode virar passageiro ao acionar o modo de pilotagem automático. Os bancos giram e compõem uma sala de estar. Na frente, um tablet ocupa o lugar do volante.

Se quiser retomar o controle, basta ao dono do carro acionar o modo normal. Então o volante volta eletronicamente ao seu lugar e o condutor retoma sua função -mas, de acordo com a Nissan, todos os sistemas de segurança seguem ativos.

O motor, claro, é elétrico. "O consumidor mudou, ele quer conectividade e menos poluição", lembra Ghosn.

OSSOS E VÍSCERAS

Na Toyota, o Kikai resgata a essência do carro. Seu aspecto esquelético, com "ossos e vísceras" aparentes, reforça essa característica.

A marca japonesa diz que o modelo pretende estimular o reencontro entre homem e máquina, fazê-lo admirar novamente as partes mecânicas.

Sinal dos tempos: se as tecnologias autônomas e a conectividade já atingiram um ponto de excelência, a ambição agora é resgatar a paixão por carros e recolocar o motorista no controle.

O jornalista Eduardo Sodré viajou a convite da Anfavea

 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag