Publicidade
08/11/2015 - 02h00

Fenatran quer ser trampolim para recuperação do mercado de caminhões

MICHELE LOUREIRO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A vigésima edição da Fenatran (Feira Internacional do Transporte), maior salão do segmento na América Latina, será um termômetro para avaliar a confiança do segmento para 2016.

"Esperamos que o evento seja a virada da curva, o início de uma recuperação", diz Bernardo Fedalto, diretor de vendas de caminhões da Volvo na América Latina.

Com as vendas de caminhões aproximadamente 50% menores neste ano, a maior parte das fabricantes optou por não participar da feira. Apenas DAF e Volvo decidiram expor seu veículos.

Contudo, para Fedalto, a Fenatran é indispensável. "É um ambiente de negócios que ganha ainda mais destaque em tempos difíceis", diz.

A maior aposta da Volvo será o caminhão FH 6x4 com o eixo suspensor.

Com o recurso ativado, o segundo eixo motor é desativado e as rodas são elevadas, reduzindo o arrasto, as perdas mecânicas e o consumo de diesel. Segundo a fabricante a economia de combustível pode chegar a 4%.

Já a holandesa DAF fará sua terceira participação na Fenatran. Na estreia, em 2011, a montadora anunciou a construção da fábrica em Ponta Grossa (PR).

Na segunda participação, a empresa mostrou o primeiro modelo nacional, o caminhão XF105. Desta vez, o lançamento do CF85 é o destaque.

O caminhão pesado será comercializado nas versões 6x2 e 4x2, equipado com motor de 12,9 litros em versões de 360 cv ou 410 cv, transmissão automatizada de 16 velocidades e duas opções de cabine.

"A Fenatran é uma oportunidade para fortalecermos nossa presença no Brasil, e nem cogitamos a possibilidade de não participar. Queremos intensificar o relacionamento com o público", diz Luis Gambim, diretor Comercial da DAF.

Não são apenas as montadoras que se interessam pela Fenatran. Com 320 marcas nacionais e de fora do Brasil, estarão representados os segmentos de combustíveis e derivados, autopeças e pneus, além de serviços de gestão, rastreamento e manutenção de frotas.

FORA DA FEIRA

Apesar de não participarem da Fenatran nesta edição, a maioria das fabricantes realizou importantes lançamentos neste ano.

A líder de vendas MAN apresentou novos modelos das linhas Constellation, Worker e Delivery, que chegam no próximo ano.

Durante três semanas, revelou a clientes e parceiros sete modelos de caminhões e três modelos da inédita família de vans e furgões Vito, além de serviços de manutenção e consórcio próprio.

A Agrale lançou a linha LX de leves e médios, composta pelos modelos 8700 LX, 10000 LX e 14000 LX.

Ford e Iveco não anunciaram renovação da linha de produtos em 2015.

SERVIÇO
FENATRAN - 20º SALÃO INTERNACIONAL DO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGA
Quando de amanhã a 13 de novembro, das 13h às 21h
Quanto Gratuito para visitantes com credenciamento prévio feito no site. Direto no local, R$ 55
Onde Pavilhão de Exposições do Anhembi - av. Olavo Fontoura, 1.209 - Santana - São Paulo - SP
www.fenatran.com.br

 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa
Edição impressa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag