Veículos de carga entram na era da conectividade
FERNANDO VALEIKA DE BARROS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Sistemas que combinam comunicação via satélite e telemática -como o Fleet Board, da Mercedes- localizam e colhem informações úteis sobre geolocalização, manutenção e comportamento ao dirigir do motorista.
"Podemos apurar, on-line, dados sobre consumo e desgaste dos freios", disse à Folha o engenheiro Christian Urban, da Daimler Trucks.
A Zonar, especializada em conectar computadores a caminhões, motoristas e frotistas, trabalha com aplicativos de segurança, eficiência de combustível e manutenção.
A ideia é alertar os condutores sobre como estão dirigindo e fornecer, por exemplo, dicas para economizar combustível. As mensagens são exibidas no painel.
Na Austrália, 69 caminhões da japonesa Komatsu têm seus parâmetros de condução autônoma testados.
Desde 2012, já percorreram 4 milhões de quilômetros trabalhando em minas de minério, e oferecem mais produtividade do que os humanos.
Cada caminhão roda cerca de 21 dias a mais por ano, comandados a distância por operadores instalados em confortáveis salas com ar-condicionado, bem longe do pó, do calor e do barulho das máquinas.
+ Livraria
- Livro traz poemas curtos em japonês, inglês e português
- Conheça o livro que inspirou o filme "O Bom Gigante Amigo"
- Violência doméstica é tema de romance de Lycia Barros
- Livro apresenta princípios do aiuverda, a medicina tradicional indiana
- Ganhe ingressos para assistir "Negócio das Arábias" na compra de livro
Publicidade