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08/11/2015 - 02h00

Veículos de carga entram na era da conectividade

FERNANDO VALEIKA DE BARROS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Sistemas que combinam comunicação via satélite e telemática -como o Fleet Board, da Mercedes- localizam e colhem informações úteis sobre geolocalização, manutenção e comportamento ao dirigir do motorista.

"Podemos apurar, on-line, dados sobre consumo e desgaste dos freios", disse à Folha o engenheiro Christian Urban, da Daimler Trucks.

A Zonar, especializada em conectar computadores a caminhões, motoristas e frotistas, trabalha com aplicativos de segurança, eficiência de combustível e manutenção.

A ideia é alertar os condutores sobre como estão dirigindo e fornecer, por exemplo, dicas para economizar combustível. As mensagens são exibidas no painel.

Na Austrália, 69 caminhões da japonesa Komatsu têm seus parâmetros de condução autônoma testados.

Desde 2012, já percorreram 4 milhões de quilômetros trabalhando em minas de minério, e oferecem mais produtividade do que os humanos.

Cada caminhão roda cerca de 21 dias a mais por ano, comandados a distância por operadores instalados em confortáveis salas com ar-condicionado, bem longe do pó, do calor e do barulho das máquinas.

 

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