Publicidade
08/11/2015 - 02h00

Scania realiza testes com ônibus movido a biometano e gás natural

DE SÃO PAULO

Quando resíduos orgânicos retornam ao cidadão em forma de combustível usado no transporte público e ainda proporcionam redução de custos para empresas, o termo "cidades sustentáveis" ganha certa materialidade.

O ônibus a biometano e GNV (Gás Natural Veicular) da Scania, com 15 m de comprimento e capacidade para até 130 passageiros, testou essa equação em algumas cidades do país.

A última foi São Paulo, onde rodou 5.000 km acompanhado por outro, de mesmo porte, a diesel.

O resultado, aferido pela Netz Engenharia Automotiva, mostrou uma economia de 28% por km em relação ao modelo convencional.

No primeiro teste, feito entre outubro e novembro de 2014 na hidrelétrica Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu (PR), o veículo rodou 3.000 km apenas com biometano proveniente de dejetos de aves. O custo foi inferior ao de um modelo a diesel em cerca de 60%, segundo a marca.

Silvio Munhoz, diretor de vendas de ônibus da Scania no Brasil, ressalta que "a tecnologia biometano/GNV é uma solução para a mobilidade urbana.

Em comparação com um veículo similar a diesel, ele emite 85% menos gases poluentes se abastecido com biometano, e 70% menos se estiver com GNV".

O biometano é um gás que pode ser produzido através de dejetos de animais e outros tipos de lixo orgânico.

Mais limpos

 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa
Edição impressa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag