Publicidade
06/12/2015 - 02h00

Passeio com Ferrari ajuda a entender o fascínio gerado por supercarros

JOSIAS SILVEIRA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA,
DE SONOMA (CALIFÓRNIA)

Cada um tem seu ideal de dia perfeito. Para quem gosta de carros esportivos, rodar com uma Ferrari pelo Napa Valley e por Sonoma, as regiões vinícolas da Califórnia, pode ser uma boa receita.

O passeio promovido pela divisão norte-americana da marca italiana foi feito ao volante do modelo conversível California T. Mais do que mostrar a esportividade do motor 3.9 V8 biturbo (560 cv), a ideia era fazer turismo com a capota abaixada.

Foi preciso conciliar o prazer de apreciar as belas paisagens à vontade de acelerar a Ferrari nas estradinhas cheias de curvas, pois andar rápido é uma das especialidades da casa. A fabricante diz que o conversível vai do zero aos 100 km/h em 3,6s.

PREÇO DE OCASIÃO

A linhagem que homenageia o estado americano surgiu em 1957, com a 250GT.

Lançada no Brasil no fim do ano passado, a California T é uma das Ferrari mais "em conta": custa R$ 1,85 milhão no mercado nacional.

A potência e o torque só são completamente liberados na sétima e última marcha do câmbio automatizado de dupla embreagem. Isso deixa o carro mais amigável, adequado ao uso frequente. Segunda a montadora, 50% dos donos desse modelo nos EUA o utilizam no dia a dia.

Embora seja a máquina mais "domesticada" da família italiana, a California T mantém o ruído serrilhado que caracteriza uma Ferrari. O desenho também é fiel aos preceitos da marca, sem adereços como aerofólios ou spoilers sobre a carroceria feita basicamente de alumínio.

O equilíbrio dinâmico fica sob a responsabilidade de volumosas grades e reentrâncias, que também são usadas para transferir o ar quente (vindo do sistema que refrigera as turbinas) para a traseira do carro, diminuindo a turbulência.

Seus diminutos assentos traseiros acomodam duas crianças, mas podem servir como um bagageiro -o porta-malas de 340 litros perde 30% de sua capacidade quando a capota rígida está abaixada. Mas é assim, a céu aberto, que a Ferrari California T revela seu melhor.

O maior prazer está realmente em ouvir o ronco do V8 a ecoar pelos barrancos do Napa Valley. E para compensar a culpa ambiental neste cenário exuberante, a Ferrari afirma que o motor turbo é 15% mais econômico que seu antecessor, emitindo 20% menos gás carbônico.

Em um dia como o do teste, a única imperfeição é lembrar o preço da California T no Brasil. São os valores milionários que alimentam o mundo de sonho dos supercarros e mexem com a vaidade.

Esse é um dos motivos que fazem tanta gente conhecida se envolver em problemas judiciais protagonizados por automóveis de alto luxo.

 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa
Edição impressa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag