Executivo da Goodyear fala sobre desafios do setor de veículos pesados
DE SÃO PAULO
Nascido em São Paulo, Antonio Roncolati, 47, trabalha na Goodyear desde 1988. O executivo, que atualmente ocupa o cargo de diretor do setor de pneus comerciais, conversou com a Folha sobre desafios e perspectivas para o segmento de veículos pesados.
Divulgação | ||
Antonio Roncolati, 47, diretor da unidade de pneus comerciais da Goodyear |
*
Folha - Como a Goodyear está enfrentando a queda nas vendas de caminhões?
Antonio Roncolati - A Goodyear tem 96 anos no país, e ainda vê um grande potencial no Brasil. Já passamos por muitas crises, mas sempre olhando o médio e o longo prazos. Por isso, continuamos investindo. Foram US$ 240 milhões entre 2012 e 2015, na planta de Americana (SP). O cenário é momentâneo. Temos que nos adequar, mas sempre projetando o futuro. O potencial que identificamos é muito grande. São mais de cinco milhões de pneus radiais de caminhão por ano no mercado de reposição.
Qual a representatividade do mercado de reposição para a Goodyear?
Em volume de pneus, a reposição é maior. No total, é um mercado muito grande, já que nós vendemos produtos para as principais frotas do Brasil.
E a reposição consegue atenuar a queda nas vendas para as montadoras?
Em um momento como o atual, esse mercado absorve parte do volume perdido. Estimamos que, no setor de reposição, não teremos queda na mesma proporção apresentada pelas montadoras.
Qual a perspectiva para o próximo ano?
É um cenário desafiador, mas com tendência de recuperação até 2020. É momento de aproveitar oportunidades. Por isso, não paramos os processos. Se havia a previsão de lançar um produto, vamos lançá-lo. Passamos por outras situações, mais fáceis e mais difíceis, mas elas sempre foram superadas.
+ Livraria
- Livro traz poemas curtos em japonês, inglês e português
- Conheça o livro que inspirou o filme "O Bom Gigante Amigo"
- Violência doméstica é tema de romance de Lycia Barros
- Livro apresenta princípios do aiuverda, a medicina tradicional indiana
- Ganhe ingressos para assistir "Negócio das Arábias" na compra de livro
Publicidade