Publicidade
13/12/2015 - 02h00

Montadoras fazem promoções de fim de ano para reduzir os estoques

MICHELE LOUREIRO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Com 320 mil veículos à espera de compradores, as montadoras oferecem condições especiais na tentativa de atrair interessados e fechar o ano com números um pouco melhores.

Segundo a Anfavea (associação que representa os fabricantes), neste ano serão comercializados 2,54 milhões de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. Para chegar a essa meta, será preciso emplacar 200 mil carros novos em dezembro.

"Há estoques elevados e um ligeiro aumento de renda da população empregada, que recebe o 13º salário em dezembro. Esta é a hora de as montadoras venderem e de os consumidores barganharem", diz Francisco Satkunas, consultor e conselheiro da SAE Brasil (Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade).

OFERTAS

Há uma quantidade considerável de benefícios concentrados neste mês, que vão desde taxa zero para financiamentos em até 48 parcelas a descontos que chegam a R$ 30 mil, como ocorre com o elétrico BMW i3 2015.

Além de ter sido beneficiado pela redução do imposto de importação para carros "verdes", o compacto alemão tem desconto extra. Seu preço agora parte de R$ 169.950.

Além das possibilidades de barganha, consultores dizem que pode ser vantajoso comprar um carro zero neste mês, pois há uma possibilidade de que os valores sejam reajustados em 2016.

"Não dá para cravar, mas é possível que aconteça um repasse de custos no próximo ano devido à inflação acumulada, ao aumento do preço do aço e à alta do dólar", diz Ivar Berntz, sócio da área de consultoria da Deloitte no Brasil.

Luiz Moan, presidente da Anfavea, não descarta que os veículos possam sofrer reajuste nos próximos meses.

"Essa é uma decisão individual de cada empresa. Mas, sem dúvida nenhuma, todas estão sofrendo um aumento de custo bastante intenso", disse o executivo.

Aos consumidores, cabe pesquisar e fazer propostas antes de fechar negócio.

GASTOS ADICIONAIS

Por melhor que seja a proposta feita pela concessionária durante a negociação, é preciso pensar também nos gastos adicionais do carro.

"As promoções são aspectos complementares, e não decisivos para a aquisição de um veículo. O consumidor deve fazer uma reserva para sustentar as despesas que surgem após a compra", lembra Leandro Mattera, consultor financeiro e autor do livro digital "Como Escolher o seu Carro Ideal".

Um estudo realizado por Mattera colocou no papel as despesas médias com um automóvel no ato da compra e nos três anos seguintes. Os cálculos concluíram que, em média, gasta-se quase duas vezes o valor pago pelo carro nesse período.

Entram nessa conta as despesas com a aquisição do bem, as manutenções, os reabastecimentos e a depreciação, além de tributos como o IPVA e as taxas cobradas no emplacamento.

Por isso é importante obter informações sobre os planos de manutenção oferecidos pelas montadoras. A maior parte das marcas oferece revisões com preços fixos, que devem ser comparados.

O valor do seguro também deve ser cotado antes de fechar a compra, pois há grandes variações de acordo com o perfil do cliente.

DEZ DICAS SOBRE COMO NEGOCIAR A COMPRA DE UM CARRO ZERO-QUILÔMETRO

1- Vá a mais de uma concessionária, pois os preços podem variar de acordo com o estoque da rede

2- Tenha sempre uma contraproposta para fazer ao vendedor, isso abre o caminho para a negociação de preços e benefícios

3- Se um carro usado será dado como troca, pesquise seu valor de mercado em tabelas de preço e anúncios. Assim é possível ter noção de seu valor de revenda

4- O melhor período para fechar negócio é a última semana do mês, quando as lojas precisam bater metas de venda

5- Sempre é possível conseguir um desconto extra sobre o preço de carros há muito tempo no estoque, como os modelos 2015 que já convivem com a linha 2016
Tente negociar ao menos a gratuidade da primeira parcelo do IPVA de 2016 em vez do valor residual de 2015

6- Tente negociar ao menos a gratuidade da primeira parcelo do IPVA de 2016 em vez do valor residual de 2015

7- Use o eventual desconto na compra do carro para reservas de gastos no início do ano, como o pagamento do IPVA e contratação do seguro

8- Os gastos com o veículo vão além da prestação e do IPVA. Antes da compra, pesquise o valor de seguro e o gasto médio com combustível

9- Procure mais de uma opção de financiamento para garantir boas taxas

10- Se puder escolher qual será o final da placa do carro, procure um número que permita pagar o licenciamento no segundo semestre

 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa
Edição impressa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag