Publicidade
20/12/2015 - 02h00

Renault Sandero é destaque em desempenho com versão R.S.

DE SÃO PAULO

Em 2014, fatores como mudança de geração (Honda Fit e Ford Ka) e motores mais eficientes (Fiat Uno 1.4 Evolution) foram o pano de fundo na categoria de compactos com motor acima de 1.0. Neste ano, foram os esportivos que se destacaram nas avaliações.

Sem resultados expressivos em anos anteriores, o Renault Sandero levou três quesitos de desempenho.

O hatch se transformou em um genuíno esportivo após passar pelas mãos da Renault Sport, braço da empresa com foco em performance.

O fato de ser flex colaborou para o domínio do Sandero "vitaminado". O único a conseguir superar o R.S. em uma das medições de pista foi o Fiat 500 Abarth, que obteve o melhor resultado na prova de aceleração (zero a 100 km/h) com gasolina.

O intruso entre os compactos ligeiros foi o sedã Nissan Versa 1.6, que obteve bons números de desempenho quando abastecido com etanol.

SAMURAI

O carro mais completo nos testes foi o Suzuki Swift Sport. O compacto japonês não venceu nenhum quesito, mas marcou presença em todas as provas de que participou.

A receita não é nova, mas segue eficiente: motor potente (1.6 com 142 cv), baixo peso (1.065 kg) e câmbio manual de seis marchas.

Guiá-lo é um prazer: a direção é leve e precisa, os pedais estão perfeitamente posicionados (com o da embreagem levemente deslocado à esquerda) e a cabine, embora sisuda como em todo carro japonês, tem ergonomia bem acertada.

As ressalvas mais relevantes vão para os bancos dianteiros -cujo encosto acomoda bem, mas as abas do assento espremem as pernas- e para o minúsculo porta-malas de 211 litros.

O Suzuki Swift voltou ao mercado brasileiro no ano passado e sai por R$ 76.490 na versão Sport e R$ 78.690 na Sport R, que traz rodas aro 17 e pneus especiais.

COMPACTOS (SEDÃS E HATCHES)

 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa
Edição impressa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag