Publicidade
27/12/2015 - 02h00

Manutenções em dia ajudam a garantir uma boa viagem de férias

DE SÃO PAULO

Seja na praia ou nas cidades interioranas, o calor é o maior problema para os carros que encaram a estrada nesta época do ano. É por isso que tantos ficam pelo caminho, soltando fumaça branca – que nada mais é do que a evaporação do líquido usado no sistema de refrigeração.

"É importante que itens como o eletroventilador, ou ventoinha, estejam em perfeito estado e que o nível do líquido do radiador fique próximo da marcação máxima do compartimento, mas nunca acima", diz o professor Marcelo Alves, do Centro de Engenharia Automotiva da Poli-USP.

O excesso de líquido aumenta a pressão no sistema e pode levar ao rompimento das mangueiras que fazem o fluido circular entre o radiador e o motor.

No caso da ventoinha, ruídos metálicos e vibração indicam que há algo de errado.

Para evitar sustos, é preciso obedecer os prazos de troca do líquido do radiador e checar seu nível periodicamente– a cada duas semanas, por exemplo. A verificação deve ser feita com o motor frio e em local plano.

Caso seja necessário completá-lo, utilize o fluido recomendado pelo fabricante do carro. Se a redução do volume for frequente, o carro deve visitar a oficina para detectar possíveis vazamentos.

MANTENHA O MOTOR LIGADO

Muitos motoristas acham que girar a chave e desligar o carro nos congestionamentos ajuda a reduzir o consumo e a preservar o motor. Contudo, ocorre o contrário.

Segundo Gerson Burin, coordenador técnico do Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária), essa ação pode reduzir a vida útil da bateria e do motor de partida. Além disso, a ignição tradicional é o momento em que o carro mais queima combustível.

O liga-desliga só é eficaz quando o carro traz o sistema start-stop. Nesse caso, o processo ocorre de forma automática nas paradas de trânsito, sem a intervenção do condutor. Todas as peças são preparadas para resistir às partidas frequentes.

BAGAGENS NO LUGAR CERTO

A regra número um na hora de arrumar o porta-malas é colocar as bagagens mais pesadas na base. Se houver muito peso na parte de cima, o carro ficará desequilibrado.

A regra número dois é não deixar objetos soltos na cabine, porque eles podem ferir alguém ao se deslocarem em uma freada brusca ou colisão

IMPOSTOS DEVEM SER INCLUÍDOS NAS CONTAS DAS FÉRIAS

Como os gastos nas férias coincidem com os tributos que vencem no início do ano, surge a dúvida: vale mais a pena parcelar a viagem de férias ou o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores)?

Para Luiz Carlos Ewald, professor da FGV (Fundação Getulio Vargas), é preciso fazer o planejamento prévio dos gastos e avaliar se a porcentagem de desconto oferecida na hora de quitar o imposto é vantajosa.

"No Estado de São Paulo, o desconto para pagamento do IPVA em parcela única é de 3%. Vale a pena pagar à vista, já que não há nenhum investimento seguro que ofereça esse valor como rendimento", explica.

 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag