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10/01/2016 - 02h00

Mais vendidos em 2015, Onix e HB20 são avaliados no comparativo Folha-Mauá

EDUARDO SODRÉ
EDITOR-ADJUNTO DE "VEÍCULOS"

O estande da Hyundai foi um dos mais movimentados na edição 2012 do Salão de São Paulo. O público se acotovelava diante do HB20, que fazia sua primeira grande exibição. Próximo dali, o estreante Chevrolet Onix atraía igual número de curiosos.

O rebuliço antecipava o sucesso de mercado, que foi confirmado com boas vendas mesmo nos anos difíceis que vieram depois.

Em 2015, Onix e HB20 foram os carros mais emplacados no Brasil. O Palio aparece entre eles na foto do pódio, mas a Fiat inclui a versão Fire na conta, que tem carroceria bastante diferente da opção mais atual.

Portanto, os hatches da Chevrolet e da Hyundai são os líderes de fato, merecedores de um teste comparativo Folha-Mauá.

ALTO NÍVEL
Os carros enviados para avaliação traziam seus pacotes mais completos. A Chevrolet elevou o padrão dos compactos ao colocar um câmbio automático de seis marchas no Onix. A Hyundai fez o mesmo ao lançar a linha 2016 do HB20.

Os preços de ambos ultrapassam os R$ 50 mil nessas configurações, mas transitam em uma zona de conforto. Por menos que isso, os motoristas só encontram compactos nacionais automatizados, que não oferecem o mesmo conforto no uso cotidiano.

O Onix 1.4 LTZ foi o primeiro a chegar, respaldado pelas 126 mil unidades emplacadas em 2015 (15,6 mil a mais que o HB20). O velocímetro digital e a central multimídia Mylink são os detalhes que mais chamam a atenção na cabine.

Ao ajustar a coluna de direção, o motorista percebe que há botões no volante. Os comandos do controlador de velocidade estão do lado esquerdo. Na outra extremidade, há os ajustes do som.

O assento do Onix deixa o condutor em posição elevada. A sensação permanece mesmo com a regulagem colocada no nível mais baixo. O HB20 é mais bem resolvido nesse aspecto, pois seus bancos dianteiros permitem maior variação de altura.

Atrás, o Chevrolet vira o jogo. Há bom espaço para dois ocupantes adultos, superior ao oferecido pelo Hyundai.

Uma qualidade comum é o silêncio a bordo. Quem dirigiu carros compactos produzidos até meados da década passada chega a pensar que Onix e HB20 pertencem a um segmento superior. Esse é um dos pontos que explicam o sucesso dessa dupla.

Contudo, o preço acompanha a evolução: o Chevrolet testado custa R$ 56.340. Além do câmbio automático e do sistema multimídia moderno, há ar-condicionado, direção hidráulica, acionamento elétrico de vidros, travas e retrovisores, rodas de liga leve e computador de bordo.

O HB20 1.6 Premium traz pacote semelhante, com algumas vantagens. O sistema de refrigeração tem ajuste digital e o volante é mais leve, com assistência elétrica.

Outra bossa do Hyundai é o sistema eletrônico que rebate os retrovisores assim que as portas são trancadas.

Porém, esse HB20 tem preço mais alto: R$ 59.445. Por esse valor, bem que a fabricante sul-coreana poderia fazer como a Chevrolet e incluir o controlador automático de velocidade. Esse item faz diferença em longas viagens rodoviárias ou nas vias urbanas repleta de radares.

MAIS LEVE, MAIS FORTE

Na pista, não houve surpresas. Com 20 quilos a menos e 22 cv a mais, o HB20 foi melhor em todas as medições de desempenho. As diferenças são mais percebidas na estrada, pois os carros se equivalem no trânsito urbano.

A praticidade do câmbio automático torna o convívio agradável, com ligeira vantagem para o Hyundai. A leveza do volante e a posição de dirigir mais envolvente ajudam a vencer o trânsito pesado. É o automóvel mais indicado para quem preza o prazer ao volante, item de série desde a versão mais simples, com motor 1.0 (R$ 38.995).

O Onix é firme e passa sensação de robustez, sem que isso signifique dureza. Trata-se de boa escolha para quem deseja unir a praticidade de um carro compacto à disponibilidade de espaço interno. O modelo de entrada, também com motor "mil", custa a partir de R$ 38.990.

Ambos honram a posição que ocupam no ranking nacional de vendas, pois criaram um problema para seus rivais. E quanto mais as marcas são desafiadas a modernizar seus produtos, melhor para o cliente.

CHEVROLET ONIX 1.4 LTZ AUTOMÁTICO

MOTOR Dianteiro, quatro cilindros com 1.389 cm3 e oito válvulas
POTÊNCIA 106 cv (e) 98 cv (g) a 6.000 rpm
TORQUE 13,9 kgfm (e) e 13 kgfm (g) a 4.800 rpm
CÂMBIO automático, de seis marchas
PORTA-MALAS 280 litros
PESO 1.056 kg
ACELERAÇÃO (0 a 100 km/h) 13,4s (e) e 13,9s (g)
RETOMADA 11,1s (e) e 12s (g)
CONSUMO URBANO 6,7 km/l (e) e 8,4 km/l (g)
CONSUMO RODOVIÁRIO 10,3 km/l (e) e 13,4 km/l (g)
PREÇO R$ 56.340
DIMENSÕES 3,93 m de comprimento, 1,48 m de altura, 1,70 m de largura e 2,53 m de distância entre eixos

HYUNDAI HB20 1.6 PREMIUM AT

MOTOR Dianteiro, quatro cilindros com 1.591 cm3 e 16 válvulas
POTÊNCIA 128 cv (e) 122 cv (g) a 6.000 rpm
TORQUE 16,5 kgfm (e) e 16 kgfm (g) a 5.000/4.000 rpm
CÂMBIO automático, de seis marchas
PORTA-MALAS 300 litros
PESO 1.071 kg
ACELERAÇÃO (0 a 100 km/h) 11,9s (e) e 13,1s (g)
RETOMADA 8,6s (e) e 9,5s (g)
CONSUMO URBANO 7,7 km/l (e) e 10 km/l (g)
CONSUMO RODOVIÁRIO 12,9 km/l (e) e 16,2 km/l (g)
PREÇO R$ 59.445
DIMENSÕES 3,92 m de comprimento, 1,47 m de altura, 1,68 m de largura e 2,50 m de distância entre eixos

 

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