Nova RAM assusta no tamanho, mas é suave na condução
DANIEL MESSEDER
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Para domar a nova RAM 2500 será preciso, além de bancar seus R$ 249,9 mil, voltar para a autoescola. A picape é tão grande e pesada que exige carteira de habilitação na categoria C, o que inclui respeitar os limites de velocidade específicos para caminhões e as áreas de circulação restrita nas cidades.
Importada do México apenas na versão topo de linha Laramie, a nova RAM quer conquistar os clientes de utilitários médios que desejam algo mais, tanto em tamanho quanto em conforto a bordo.
Falando em porte, ela desbanca fácil modelos como Chevrolet S10 e Toyota Hilux, que medem cerca de 5,30 m e pesam cerca de dois toneladas. Perto delas a RAM 2500 é quase um caminhão: são 6,03 m e 3,4 toneladas.
A nova geração ganhou suspensão traseira com molas helicoidais -no lugar dos rústicos feixes de molas- e caixas plásticas com tampa que podem ser instaladas nas laterais da caçamba. São capazes de levar até 132 litros cada uma e possuam trancas.
Servem para levar ferramentas, pequenas mochilas ou até mesmo objetos molhados, já que possuem tampinhas no fundo do compartimento para escoar água.
O acabamento e os equipamentos remetem ao primo Grand Cherokee, o que era esperado: a marca RAM faz parte do grupo FCA, que abarca, além da Jeep, a Fiat, a Dodge e a Chrysler.
FORÇA BRUTA
A posição de dirigir é elevada até para os acostumados com as picapes médias. O tamanho do capô e dos retrovisores também assusta.
Para dar conta de levar este bruto, o motor turbodiesel de seis cilindros e 6,7 litros entrega 330 cv de potência e colossais 104 kgfm de torque.
Tanta força, porém, é bem administrada pela transmissão automática de relações longas. A RAM arranca decidida, mas com muita suavidade. A entrega de torque é progressiva e torna a condução bastante confortável, enquanto o barulho de caminhão fica do lado de fora da cabine graças ao eficiente isolamento acústico.
A suspensão surpreende pelo conforto, já que a picape "king size" não dá aquelas típicas quicadas em pisos ruins, comuns nos modelos médios com feixes de molas.
Freios poderosos e um controle de estabilidade sempre atento passam segurança ao condutor. Já a direção é um tanto lenta e anestesiada, mas ajuda a não desequilibrar a carroceria em desvios mais bruscos.
Para a RAM ficar completa mesmo, faltaram apenas a proteção plástica para a caçamba e sua cobertura (capota marítima), que são oferecidas como acessórios.
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