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10/01/2016 - 02h00

S 1000 XR tem motor de moto esportiva e oferece desempenho em viagens longas

JOSIAS SILVEIRA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Motocicletas combinam com aventura, o que motiva o lançamento de opções estradeiras de uso misto. Uma dessas é a BMW S 1000 XR, que é mais voltada para o asfalto do que para a terra.

Montada em Manaus (AM), tem características de motos de alto desempenho e aparência de modelos pensados para desbravar o mundo.

A novidade herdou o motor de quatro cilindros da esportiva S 1000 R. São 160 cv de potência, número respeitável até para automóveis.

Motos com mais de 100 cv exigem experiência do piloto, tanto que chegam a ser proibidas em alguns países. Faz algum sentido, pois a XR ultrapassa os 250 km/h.

É por isso que a BMW equipou o modelo com muitos itens eletrônicos de segurança, como o DTC (controle dinâmico de tração) e o Dynamic ESA, que gerencia o comportamento da suspensão.

RODAS NO CHÃO

Os aparatos tecnológicos reagem em frações de segundo a qualquer ameaça de derrapagem ou perda de aderência. Podem até evitar o levantamento da roda dianteira em arrancadas fortes.

A moto também é equipada com sensor de inclinação, prevenindo curvas com excesso de velocidade em relação à aderência da pista.

Com quatro níveis de regulagem, o sistema pode ser ajustado também para pilotagem em dias de chuva. Nesse caso, a potência do motor BMW é reduzida para "apenas" 140 cv. No outro extremo está o ajuste Profissional, que permite maiores ousadias.

Quem tem intimidade com motos de pista pode desligar os recursos eletrônicos e se arriscar a segurar a XR "no braço". Porém, utilizá-la com todos os auxílios atuando é uma experiência mais agradável.

Os controles de tração e de estabilidade permitem que moto mantenha-se veloz e dócil ao mesmo tempo, apesar de tanta potência. Seu baixo peso para a categoria (228 kg) facilita a pilotagem.

A XR mantém o ruído de escape típico de uma BMW, caracterizado por um urro agudo que demonstra força a cada vez que se acelera.

Na estrada, o piloto viaja em posição ereta, o que reduz o cansaço em trechos mais longos. O tanque de 20 litros também ajuda, pois proporciona boa autonomia.

EQUIPAMENTOS

A XR traz de série suportes para bolsas laterais, baú traseiro e navegador GPS. A altura do banco pode ser alterada com a utilização de dois outros tipos de assento.

A caixa de seis marchas dispensa o uso de embreagem com a motocicleta em movimento. Basta desacelerar e acionar o pedal do câmbio para fazer as passagens.

Assim como carros de luxo, a XR traz também piloto automático, recurso que mantém a velocidade programada em estradas. Para esquentar as mãos no inverno, o piloto pode utilizar o sistema de aquecimento embutido nas manoplas do guidão.

Lanternas e piscas com iluminação por LEDs completam o visual dessa BMW de estilo aventureiro, que é vendida por R$ 71,9 mil em versão única e completa.

 

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