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11/01/2016 - 12h56

Novo Mercedes Classe E tem inteligência artificial avó da Skynet

RICARDO RIBEIRO
ENVIADO ESPECIAL A DETROIT (EUA)

A Mercedes revelou na noite deste domingo (10) a nova geração da Classe E em prévia que antecede a abertura do Salão do Automóvel de Detroit. A terceira geração faz sua estreia mundial na tradicional feira do setor nesta segunda (11) com a promessa de ser o veículo mais inteligente fabricado em série.

Por fora, o modelo da marca alemã segue o visual bem sucedido adotado na renovação do irmão menor Classe C. No interior, inovação com quadro de instrumentos e painel integrados em uma única tela configurável que vai detrás do volante ao console central, possivelmente a maior da indústria.

Divulgação
Novo Mercedes Classe E ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Novo Mercedes Classe E tem quadro de instrumentos e painel integrados em uma única tela

A grande novidade, porém, é a evolução dos sistemas de assistência de direção e o Drive Pilot que, segundo a Mercedes, é o próximo passo na estrada para um veículo autônomo.

A até 130 km/h, ele poderá, por exemplo, controlar o volante para mudar até a faixa escolhida pelo motorista, caso ela esteja vazia, mesmo que a marcação das faixas não esteja visível. Radares e sensores identificam veículos e estruturas nas laterais.

"O carro será capaz não só de reconhecer pessoas e situações complexas, mas de se adaptar e se antecipar", explica Dieter Zetsche, presidente mundial da Mercedes. "Sempre um passo a frente da concorrência", provoca.

De fato, o Drive Piloto vai muito além do ACC, oferecido pela marca e seus rivais, que apenas mantém a distância do carro a frente, mesmo quando não é possível ler as faixas, como no Volvo XC90. O equipamento também faz uma série de assistências no volante.

O modelo continua corrigindo escapadas e freando para veículos, obstáculos e pedestres, mas agora identifica trânsito em cruzamentos. Uma câmera será capaz de ler as placas e, se for a configuração escolhida previamente pelo motorista, ajustar a velocidade ao limite.

A tecnologia car-to-x comunication ainda permitirá que os Classe E se comuniquem, trocando informações sobre mapas e as condições da via para tomar decisões e ainda avisar o motorista. "O veículo é capaz de aprender e oferecer a melhor solução", promete Zetsche.

BRASIL

Todas as versões serão equipadas com câmbio automático de nove velocidades. Os motores a gasolina vão do 2.0 quatro cilindros de 184 cv ao seis cilindros de 333 cv.

As opções diesel não chegam ao mercado brasileiro, assim como não há previsão para importar a versão híbrida (potência combinada de 279 cv).

O novo Classe E será lançado no Brasil no segundo semestre. Segundo a Mercedes, as configurações e os preços para o país ainda não estão definidos. O atual parte de R$ 300 mil.

A direção autônoma, que será vendida como um pacote opcional, também não está nos planos.

SKYNET

A evolução dos sistemas que exercem as funções do motorista impressiona. A tecnologia faz a mente viajar em máquinas que pensam como as do filme "O Exterminador do Futuro".

Na famosa franquia estrelada por Arnold Schwarzenegger, elas evoluem tanto que declaram guerra aos humanos. Tudo começa quando a inteligência artificial Skynet é utilizada por militares dos EUA.

Para Erik Brynjolfsson, professor do renomado MIT, pesquisador da área que participou da apresentação da Mercedes, uma revolução das máquinas é, teoricamente, um resultado possível, mas a tecnologia existente hoje ainda está muito distante disso.

"Se preocupar com isso agora e como se preocupar com o excesso de população... em Marte", brinca Brynjolfsson.

Viagem a convite da Mercedes-Benz do Brasil

 

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