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17/01/2016 - 02h00

Salão de Detroit revela tecnologias e carros que também chegarão ao Brasil

EDUARDO SODRÉ
ENVIADO ESPECIAL A DETROIT (EUA)

As ruas de Detroit não estão mais vazias como em anos passados. A cidade segue em ritmo de recuperação econômica, no embalo das fabricantes de automóveis. O setor chegou ao sétimo ano seguido de crescimento, com 17,7 milhões de veículos vendidos em 2015.

Em um momento tão positivo, é natural que as novidades exibidas nos estandes do Cobo Hall, palco do primeiro grande salão automotivo do ano, sejam voltadas para o mercado local. Mas muitos dos carros apresentados chegarão em breve ao Brasil.

Um deles é o novo Chevrolet Cruze hatch, que deve estrear no início de 2017 -a versão sedã vem primeiro, no fim de 2016. Ambos exibem poucos detalhes em comum com os modelos vendidos atualmente no mercado nacional.

A traseira do hatchback parece mais larga e curta, com lanternas estreitas. Na frente, grade e faróis afilados definem o novo visual da família. Por dentro, um novo volante repleto de comandos e bancos forrados de couro preto mostram evolução no acabamento.

O melhor está sob o capô: o motor 1.4 turbo, que também chegará ao Brasil, com potência próxima de 160 cv.

FUSION

Do outro lado do Salão de Detroit, a Ford exibe o Fusion 2017. A mudança mais evidente está na parte frontal do sedã, que ostenta um novo para-choque.

Ao acionar a ignição, as luzes de LED que contornam os faróis são acesas. Segundo a marca, esse era um desejo dos clientes desde que o carro foi lançado, em 2012.

A renovação do Fusion chegará ao Brasil no segundo semestre deste ano, mantendo os motores atuais (2.5 flex, 2.0 turbo e híbrido).

Entre os modelos alemães, a principal novidade de Detroit é o Mercedes Classe E. A semelhança com os irmãos das linhas C e S confunde no primeiro olhar. Após anos de diferenciação, a marca alemã resolveu dar a mesma identidade visual aos seus produtos mais emblemáticos.

O sedã mantém os sensores que corrigem escapadas de pista e freiam o veículo automaticamente. A evolução também faz o carro desviar de um obstáculo caso o sistema detecte que essa é a melhor forma de evitar a colisão.

"O novo Classe E será capaz não só de reconhecer situações complexas, mas de se adaptar e antecipar ações", explica Dieter Zetsche, presidente mundial da Mercedes.

Tecnologias semelhantes são aplicadas no Volvo S90, que faz sua pré-estreia em Detroit. O sedã de luxo pode rodar de forma autônoma em velocidades de até 130 km/h.

Na Chrysler, a atração principal é a minivan Pacifica, sucessora da Town & Country. A empresa não confirma, mas é provável que o modelo esteja no Salão de São Paulo, em novembro.

Viagem a convite da General Motors do Brasil

 

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