Publicidade
24/01/2016 - 02h00

Motorhomes substituem trailers na preferência dos viajantes rodoviários

MICHELE LOUREIRO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

"Para que ficar em um lugar quando se pode ir para todos?", diz o aposentado Ruber Antônio de Sousa Miller, 60. Ele é um dos 5.000 donos de motorhomes no Brasil, número levantado pela Associação Paulista dos Proprietários de Veículos de Recreação.

Ruber divide a estrada com sua mulher, a também aposentada Maria Luiza Orosco Miller, 58. Dos 30 anos de casamento comemorados no ano passado, 20 incluíram pelo menos uma viagem por mês. O veículo atual foi adaptado a partir de uma van Renault Master. Os destinos mais frequentes são Caldas Novas (GO) e Bertioga (litoral sul de São Paulo).

Os dois já foram convidados para três casamentos de pessoas desconhecidas. "Paramos nosso carro na praia, perto de cerimônias, e fomos chamados para as festas. Viver na estrada é fazer amigos o tempo todo", diz Ruber.

De lá pra cá, de cá pra lá

Empresas do setor não têm reclamado da crise. "Muitas pessoas decidiram conhecer o Brasil para fugir do dólar alto e resolveram comprar motorhomes", diz Rafael Sandrini, da Sportrailer, loja paulistana que comercializa esse tipo de veículo.

Sandrini explica que os motorhomes, que tem estrutura unificada, substituíram os trailers puxados por carro na preferência do público. A maioria de seus clientes são aposentados de classe média, que investem cerca de R$ 350 mil na compra de um modelo médio para três pessoas.

Apenas o chassi do carro pode ser financiado a longo prazo (36 meses, por exemplo). Um Renault Master sem a parte traseira da carroceria, que é um dos veículos mais usados na construção de motorhomes, custa a partir R$ 102.680. Em caso de compra parcelada, esse será o valor considerado pelo banco ao conceder o empréstimo.

O pagamento da adaptação terá de ser negociado na loja. O kit básico dos modelos de R$ 350 mil inclui banheiro, pia, camas de casal e de solteiro, armários embutidos, sala, frigobar e ar-condicionado em um espaço de 14 m².

Há algumas alternativas mais baratas no mercado de usados, como a VW Kombi Safari, que foi fabricada em São Bernardo do Campo (Grande São Paulo) pela Karmann-Ghia. Um modelo em bom estado não custa menos que R$ 50 mil, e é raro: apenas 450 foram produzidas nos anos 1980.

Os modelos mais caros disponíveis no Brasil são construídos sobre chassis de ônibus. De acordo com Sandrini, custam por volta de
R$ 1 milhão e podem ter até banheira de hidromassagem.

ARTESANAL

Apesar de tudo o que pode equipar um motorhome, não há tecnologia de ponta em sua fabricação. É um processo artesanal, e desde o fechamento da Turiscar na década de 1990, pequenas empresas se formaram no país.

Antonio Cardoso, presidente da feira anual Motorhome Show, diz que o mais seguro é comprar diretamente com o fabricante. Para circular, os veículos devem possuir o CAT (Certificado de Adequação à Legislação de Trânsito), documento emitido pelo Denatran.

Os motorhomes também devem passar por vistoria no Instituto Brasileiro de Pesos e Medidas. As inspeções verificam se a mobília está afixada de forma correta e checam o peso do veículo.

BANHEIROS

Uma das dúvidas mais comuns de quem pretende ter um motorhome é sobre como funciona o banheiro.

O sistema é praticamente igual ao de ônibus de turismo. Para higienizar o tanque que armazena os detritos, os campistas podem usar postos de gasolina. Os estabelecimentos de maior porte possuem fossas específicas.

Outra alternativa é descarregar o esgoto em campings que possuem fossas apelidadas de "pinicões".

Lançar os resíduos em vias públicas é considerado ação lesiva, punida com multa de acordo com o Código de Proteção do Meio Ambiente.

E sim, fazer a limpeza é algo desagradável. O dono precisa acoplar uma mangueira na saída de esgoto do carro para lançar os resíduos na fossa e depois limpar os conectores.

Para os fãs de motorhomes, o infortúnio desse processo de higienização é compensado pela economia com hospedagem. Em geral, a diária para estacionar em campings não passa de R$ 50 e já inclui água e energia.

Na estrada, a maior parte dos proprietários usa postos de gasolina para o pernoite, pois os estabelecimentos oferecem maior segurança e não cobram por isso.

O maior gasto está no abastecimento. Pesado, um veículo médio roda cerca de cinco quilômetros com um litro de gasolina. Nos modelos a diesel, o consumo sobe para algo entre 7 km/l e 8 km/l.

HABILITAÇÃO

Para dirigir um motorhome de até seis toneladas de peso bruto total -que inclui o veículo e mais a capacidade de carga-, a habilitação convencional (categoria B) é suficiente. Acima disso, é preciso ter carteira E, como a requerida para ônibus e caminhões.

Apesar de não existir legislação específica sobre o estacionamento das casas ambulantes, a maioria das cidades permite a parada em vias públicas. A única legislação que deve ser respeitada é a que limita o tráfego de veículos pesados em determinados horários, como acontece em São Paulo, por exemplo.

Algumas cidades praianas, como Bombinhas (SC), impedem a entrada dos motorhomes em determinados períodos para evitar que ocorram congestionamentos.

"Só notificamos as prefeituras quando vamos realizar eventos com muitos carros. Quando se trata de apenas um veículo, vale o bom senso do motorista", diz Celso Amâncio, vice-presidente da Associação Paulista de dos Proprietários de Veículos de Recreação.

ALUGUEL

Embora comum nos EUA, na Europa e na Austrália, o aluguel de trailers e motorhomes é prática pouco difundida no Brasil.

Apenas duas empresas prestam o serviço, ainda assim com algumas restrições. É preciso, por exemplo, contratar um motorista indicado pela companhia, que deverá acompanhar toda a viagem. Ou seja: quem aluga, não dirige.

Na ItuTrailer e na Motortrailer, a diária de um veículo de porte médio custa entre R$ 800 e R$ 1.400, sem contar a refeição do motorista, os gastos com combustível e o pedágio nas rodovias. Já a locação de um trailer para duas pessoas custa de R$ 400 a R$ 500 por dia.

ONDE ENCONTRAR

Veja algumas empresas que oferecem motorhomes no Brasil

Produção, venda e aluguel

Motor Trailer - (19) 3561-3011

Itu Trailers - (11) 4023-2314

Produção e venda

EuroHome - (51) 9155-0114

Vettura Motorhomes - (51) 3572-8002

Venda

Sportrailers - (11) 3931-9911

 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa
Edição impressa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag