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07/02/2016 - 02h00

Mercedes-Benz GLE Coupé entrega luxo e ostentação por R$ 415,9 mil

RICARDO RIBEIRO
ENVIADO ESPECIAL À CALIFORNIA

Pegue um SUV grande como base, adicione frente de esportivo e caimento traseiro de cupê. Tem que ser alto e com bom espaço interno.

O resultado pode até desagradar consumidores tradicionais, mas vende. A prova é o BMW X6, cujo sucesso fez a Mercedes-Benz criar um rival, o GLE Coupé.

O primeiro contato com o carro aconteceu nos EUA. A Folha avaliou o modelo na Califórnia, na versão 450 4Matic, dias antes de seu lançamento no Brasil, realizado nesta sexta -feira (5).

O motor V6 biturbo com 367 cv de potência ignora os 2.325 quilos da carroceria e garante boas arrancadas.

O entrosamento com a eficiente transmissão automática de nove velocidades permite manter um bom ritmo na estrada, fazendo o conjunto trabalhar a giros baixos no trajeto entre Sunnyvale e São Francisco, na Califórnia.

A direção elétrica progressiva e a tração integral, que transmite 60% da força para o eixo traseiro, entregam boa precisão e estabilidade para um veículo de grande porte, mas não fazem mágica. O GLE aderna bastante nas curvas.

Imperfeições do piso lembram a vida sobre as ondas. A suspensão macia faz a carroceria balançar, mas essa sensação pode ser amenizada com o auxílio da eletrônica. O modo de condução Sport Plus deixa amortecedores e direção mais firmes.

O comportamento permanece na versão que será vendida no Brasil, a 400 4Matic, que foi avaliada em estradas no interior paulista. Nela, o motor V6 está mais manso: entrega 333 cv. A diferença não chega a comprometer o desempenho.

O computador de bordo marcou média de 7,7 km/l. Não se trata de um carro econômico, mas é um bom resultado de seus 4,9 m de comprimento e 2,12 m de largura. Os números serão aferidos em breve no teste Folha-Mauá.

Os preços do GLE Coupé partem de R$ 415, 9 mil, com equipamentos e acabamento adequados ao valor. O pacote Night acrescenta detalhes ao visual e custa R$ 10 mil.

Seja na ponte Golden Gate ou na rodovia dos Bandeirantes, o GLE é um carro para ser visto. Ao sair de uma estrada californiana, até o motorista de um elétrico Tesla S, um dos carros que mais despertam a curiosidade dos americanos, esticou o pescoço para conferir o brilho da estrela de três pontas desse Mercedes.

O público pode amá-lo pelas qualidades ou odiá-lo pelo estilo exótico, mas não é possível ignorá-lo nas ruas.

Viagem a convite da Mercedes-Benz do Brasil

 

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