Publicidade
07/02/2016 - 02h00

BMW X1 cresce e estreia no país em duas versões

RODRIGO MORA
DE SÃO PAULO

Com 740 mil unidades vendidas mundialmente desde 2009, o BMW X1 nem precisava de grandes mudanças para manter-se em alta. Contudo, era preciso adequar o SUV de luxo à nova plataforma compartilhada da BMW, o que levou a empresa a fazer uma reformulação completa.

Construído sobre a mesma base dos novos Mini e da minivan Active Tourer, o X1 trocou a tração traseira pela dianteira e ganhou novo motor 2.0 turbo (192 cv). O câmbio é de origem japonesa, produzido pela Aisin.

Enquanto a primeira geração do BMW tinha ares de hatch anabolizado, a atual adere de vez ao estilo dos utilitários esportivos de luxo. O teto mais alto e a tração integral disponível na versão mais cara completam o pacote "off-road".

VÍTIMA DO DÓLAR

As mudanças e a elevação do dólar deixaram o X1 caro. Embora seja montado em Santa Catarina, muitas peças ainda são importadas.

A versão sDrive20i GP sai por R$ 166.950. A opção topo de linha xDrive25i Sport, que tem tração integral e motor de 231 cv, custa R$ 199.950.

A nova plataforma fez o carro crescer cerca de 5 cm na altura e ganhar mais espaço interno. A distância entre o assento do banco traseiro e os encostos dos bancos dianteiros cresceu 7,4 cm.

Exceto pelo rodar ruidoso a 120 km/h (principalmente na versão com tração integral) e da suspensão barulhenta em terrenos acidentados, o X1 evoluiu.

A versão de 192 cv oferece desempenho acima do que o SUV precisa, e a interação com o câmbio automático de oito marchas é elogiável. Essas características fazem do X1 um bom carro para quem gosta de dirigir.

No interior, é nítida a evolução do acabamento. A cabine espartana do antigo modelo fica distante da nova arquitetura, mais requintada.

Talvez o X1 tenha perdido parte do "caráter" dos modelos BMW, célebres pela combinação de tração traseira com uma posição de guiar mais rente ao chão, mas as evoluções deverão deixar esse SUV ainda mais popular.

 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa
Edição impressa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag