Publicidade
28/02/2016 - 02h00

Honda CB Twister 250 substitui 300 R com mais economia e menos potência

GUILHERME SILVEIRA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Lançada no fim de 2015, a nova Honda CB 250 Twister (R$ 14,4 mil) chamou atenção pelo design e por retomar um nome de forte apelo comercial, que foi usado pela empresa em um modelo vendido entre 2003 e 2008.

Entretanto, houve uma polêmica: seu retorno ao mercado decretou o fim da CB 300R, que tinha motor mais potente e era elogiada pelo desempenho. Somente um teste poderia esclarecer se houve de fato uma evolução.

Divulgação
Honda Twister 2016
Honda Twister 2016

PERDA DE PESO

Para compensar a menor potência, a Twister precisava ser mais leve. A Honda conseguiu cortar 12 quilos em relação à antecessora, que fazem bastante diferença no mundo da motocicletas. A versão Standard da CB 250 tem 135 quilos.

O motor flex rende 22,6 cv (4 cv a menos que a 300R) e vem acoplado a um câmbio de seis velocidades.

A sexta marcha ajuda a reduzir o consumo na estrada. Com etanol, a moto avaliada fez média de 24,8 km/l, com bom desempenho.

A novidade da Honda tem suspensões firmes e mostrou-se estável nas curvas. A embreagem macia proporciona conforto no uso urbano, e os freios a disco são bem modulados. O sistema ABS é vendido como equipamento opcional (R$ 1.500). Motos com esse item são pintadas sempre na cor vermelha.

Divulgação
Honda CB 250 Twister
Honda CB 250 Twister

CONFORTO

O novo modelo traz evoluções em ergonomia. O guidão da Twister é mais elevado que o da CB 300R, o que proporciona uma posição de pilotagem mais relaxada.

O tanque de base estreita leva 16,5 litros e permite o preciso encaixe das coxas do piloto. São detalhes como esse que ajudam a passar bem entre os carros, permitindo agilidade em desvios.

Apesar das qualidades, há pontos a melhorar. O espelho direito insiste em se deslocar em velocidades mais altas, e o ruído da corrente em funcionamento continua a ser um problema que acompanha essa linha de motos.

O espaço para o garupa é razoável, e há também alças de apoio para amarrar a bagagem. Falta apenas uma trava para capacetes.

O acabamento da Twister é simples e bem cuidado, a exemplo dos comandos ergonômicos junto dos punhos.

Com três anos de garantia, a Honda CB 250 Twister tem como principal oponente a Yamaha Fazer Blueflex 250, vendida a R$ 13.620 e sem opção de freios ABS.

Divulgação
Painel da Honda CB 250 Twister
Painel da Honda CB 250 Twister
 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag