Honda CB Twister 250 substitui 300 R com mais economia e menos potência
GUILHERME SILVEIRA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Lançada no fim de 2015, a nova Honda CB 250 Twister (R$ 14,4 mil) chamou atenção pelo design e por retomar um nome de forte apelo comercial, que foi usado pela empresa em um modelo vendido entre 2003 e 2008.
Entretanto, houve uma polêmica: seu retorno ao mercado decretou o fim da CB 300R, que tinha motor mais potente e era elogiada pelo desempenho. Somente um teste poderia esclarecer se houve de fato uma evolução.
Divulgação | ||
Honda Twister 2016 |
PERDA DE PESO
Para compensar a menor potência, a Twister precisava ser mais leve. A Honda conseguiu cortar 12 quilos em relação à antecessora, que fazem bastante diferença no mundo da motocicletas. A versão Standard da CB 250 tem 135 quilos.
O motor flex rende 22,6 cv (4 cv a menos que a 300R) e vem acoplado a um câmbio de seis velocidades.
A sexta marcha ajuda a reduzir o consumo na estrada. Com etanol, a moto avaliada fez média de 24,8 km/l, com bom desempenho.
A novidade da Honda tem suspensões firmes e mostrou-se estável nas curvas. A embreagem macia proporciona conforto no uso urbano, e os freios a disco são bem modulados. O sistema ABS é vendido como equipamento opcional (R$ 1.500). Motos com esse item são pintadas sempre na cor vermelha.
Divulgação | ||
Honda CB 250 Twister |
CONFORTO
O novo modelo traz evoluções em ergonomia. O guidão da Twister é mais elevado que o da CB 300R, o que proporciona uma posição de pilotagem mais relaxada.
O tanque de base estreita leva 16,5 litros e permite o preciso encaixe das coxas do piloto. São detalhes como esse que ajudam a passar bem entre os carros, permitindo agilidade em desvios.
Apesar das qualidades, há pontos a melhorar. O espelho direito insiste em se deslocar em velocidades mais altas, e o ruído da corrente em funcionamento continua a ser um problema que acompanha essa linha de motos.
O espaço para o garupa é razoável, e há também alças de apoio para amarrar a bagagem. Falta apenas uma trava para capacetes.
O acabamento da Twister é simples e bem cuidado, a exemplo dos comandos ergonômicos junto dos punhos.
Com três anos de garantia, a Honda CB 250 Twister tem como principal oponente a Yamaha Fazer Blueflex 250, vendida a R$ 13.620 e sem opção de freios ABS.
Divulgação | ||
Painel da Honda CB 250 Twister |
+ Livraria
- Livro traz poemas curtos em japonês, inglês e português
- Conheça o livro que inspirou o filme "O Bom Gigante Amigo"
- Violência doméstica é tema de romance de Lycia Barros
- Livro apresenta princípios do aiuverda, a medicina tradicional indiana
- Ganhe ingressos para assistir "Negócio das Arábias" na compra de livro
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade