Publicidade
28/02/2016 - 02h00

Em baixa no mercado, Gol recebe motor moderno e conectividade

DANIEL MESSEDER
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Líder absoluto de vendas por 27 anos (até 2013), o VW Gol hoje disputa a décima colocação do ranking nacional.

Divulgação
Volkswagen Gol 2017
Volkswagen Gol 2017

Sem grandes mudanças desde 2008, o ex-campeão foi ultrapassado por concorrentes como Hyundai HB20, Chevrolet Onix e Ford Ka.

Para tentar recuperar o prestígio, a linha 2017 do compacto Volkswagen traz pequenas alterações no desenho dos faróis, dos para-choques e das lanternas traseiras. Esses detalhes devem ajudar o carro a recuperar mercado, mas as principais novidades estão na cabine e sob o capô.

O Gol passa a trazer três itens que ajudaram alguns de seus rivais a subir na vida: melhorias no acabamento, motor 1.0 três cilindros (já usado no Up! e no Fox) e central multimídia que se conecta a smartphones.

Divulgação
Interior do Volkswagen Gol 2017
Interior do Volkswagen Gol 2017

O novo painel tem desenho mais retilíneo e saídas de ar horizontais. O volante e o quadro de instrumentos -com velocímetro e conta-giros maiores que antes- remetem ao Golf.

Algumas características, porém, ainda incomodam. Os bancos dianteiros têm pouco apoio nas laterais e a regulagem de altura da coluna de direção é item opcional mesmo em versões mais caras.

RONQUINHO

Quase não se percebe a vibração do motor "mil" do Gol (82 cv), que emite um ronquinho grave nas acelerações. Na estrada, o baixo nível de ruídos impressiona.

Uma das virtudes deste 1.0 de três cilindros é o torque em baixos giros, um avanço e tanto em relação a seu antecessor. Com mais força, o câmbio de cinco marchas teve as relações alongadas para melhorar o consumo.

O carro ficou mais esperto nas saídas e nas retomadas, e só nas subidas é que se percebe estar a bordo de um modelo popular.

Contudo, a economia de combustível compensa: o computador de bordo registrou médias de 13,4 km/l na cidade e 17,5 km/l na estrada, com gasolina no tanque.

Os preços do novo Gol partem de R$ 34.890 na versão básica Trendline 1.0, que deverá ser mais vista em frotas de empresas.

Para a Volkswagen, a opção mais vendida será a equipada com ar-condicionado, vidros e travas com acionamento elétrico e sistema multimídia com tela sensível ao toque (R$ 39.445).

As versões mais potentes trazem o já conhecido 1.6 8V flex (104 cv) e custam a partir de R$ 47.490.

Além do Gol, a VW está lançando também o Voyage 2017. Com as mesmas alterações de estilo e mecânica, o sedã parte de R$ 40.990.

Divulgação
Volkswagen Gol 2017
Volkswagen Gol 2017
 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag