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06/03/2016 - 02h00

Teste Folha-Mauá compara o 1º carro avaliado, há 20 anos, com versão atual

RODRIGO MORA
DE SÃO PAULO

Um toca-fitas com equalizador e memória para estações de rádio está conectado a uma disqueteira para até seis CDs, instalada no porta-malas. Há 20 anos, esse conjunto era a última palavra em som automotivo, reservado a um panteão de carros do qual o Volvo 850 Turbo fazia parte.

Hoje, o Volvo S60 T6 comporta em seu sistema multimídia não seis discos e uma fita, mas uma infinidade de músicas guardadas na memória interna, além da possibilidade de ler dispositivos externos, conectados via entrada USB ou por Bluetooth.

O entretenimento a bordo sintetiza a revolução tecnológica que separa o primeiro automóvel a passar pelo teste Folha-Mauá e seu equivalente nos dias de hoje.

"Com os smartphones, as pessoas têm a música no celular, de forma muito mais personalizada e com 'playlists' muito mais pessoais", diz Marcos Tibiriçá, diretor da Oslo-in, consultoria de marketing que atua no mercado automotivo há 15 anos.

No Volvo 850, o Turbo tinha a função de melhorar a performance do carro. Já no S60 T6, o papel é aliar potência a um menor consumo de combustível, com consequente redução nas emissões de poluentes.

Na pista, tais propostas ficaram evidentes. Enquanto o primeiro modelo avaliado atingiu a média combinada de consumo (cidade e estrada) de 9,7 km/l, o sedã atual cravou 11,4 km/l.

O empresário Tasso Rosa Campos, 66, cedeu seu Volvo 850 ano 1995 para uma sessão de fotos e permitiu que a reportagem desse uma volta com o carro.

O modelo tem as mesmas especificações da unidade que passou pelo primeiro teste Folha-Mauá. A partir de 3.500 rpm (rotações por minuto), o motor 2.3 de 225 cv começa a mostrar força. As trocas do câmbio automático de quatro marchas são perceptíveis, mas sem trancos.

No S60 T6, a potência do 2.0 Drive-E (306 cv) e o torque se manifestam mais cedo graças a um câmbio de oito velocidades. E além da redução no consumo, a evolução garantiu o desempenho superior em todas as medições.

BOTÃO GIRATÓRIO

As diferenças técnicas se sobressaem ainda mais ao se comparar os equipamentos. O computador de bordo do Volvo 1995 é operado por meio de um botão giratório, cujo estalo a cada mudança lembra as antigas TVs. Nada de selecionar as informações por meio de um botão no volante, como no S60.

Contudo, certas coisas permanecem inalteradas. A seleção da memória dos bancos elétricos permanece idêntica até na tipografia dos números, por exemplo.

Já os preços... Em 1996, o Volvo 850 Turbo custava R$ 82,3 mil. Corrigido pelo IPCA (Índice Nacional de preços ao Consumidor), o valor equivale a R$ 297,4 mil. Já o S60 T6 R-Design é oferecido por R$ 199 mil, e a versão T5 (245 cv) parte de R$ 138,9 mil.

FICHA TÉCNICA VOLVO 850 TURBO

POTÊNCIA 225 cv a 5.300 rpm
TORQUE 30,6 kgfm a 2.000 rpm
CÂMBIO Automático, quatro marchas
PNEUS 205/50 R16
PESO 1.379 kg
PORTA-MALAS 416 litros
ACELERAÇÃO (0 a 100 km/h) 9,2s
RETOMADA (80 km/h a 120 km/h) 5,5s
FRENAGEM (80 km/h a 0) 24,4 m
CONSUMO URBANO 7,4 km/l
CONSUMO RODOVIÁRIO 12 km/l

FICA TÉCNICA VOLVO S60 R-DESIGN

POTÊNCIA 305 cv a 5.700 rpm
TORQUE 40,8 kgfm a 2.100 rpm
CÂMBIO Automático, oito marchas
PNEUS 235/40 R18
PESO 1.678 kg
PORTA-MALAS 380 litros
ACELERAÇÃO (0 a 100 km/h) 6,3s
RETOMADA (80 km/h a 120 km/h) 4,1s
FRENAGEM (80 km/h a 0) 34,6 m
CONSUMO URBANO 7,9 km/l
CONSUMO RODOVIÁRIO 15 km/l

 

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