Indian começa a vender linha Chief, que esbanja conforto e custa caro
GUILHERME SILVEIRA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
A fabricante norte-americana Indian segue com seus planos de expansão no mercado brasileiro.
A empresa, que pertence ao grupo Polaris, está lançando no país as motocicletas da linha Chief 1800, vendidas nas versões Classic (R$ 79.990) e Vintage (R$ 89.990).
Gustavo Epifanio/Folhapress | ||
Indian Chief Vintage |
Os nomes e o estilo remetem a modelos produzidos pela marca nos anos 1940 e utilizados na Segunda Guerra Mundial. Uma das características dessa época foi mantida: os grandes paralamas dianteiros de aço.
A diferença de preço entre as versões se deve às diferenças no acabamento. Ambas têm detalhes cromados e forração de couro nos assentos, mas só a Vintage traz pneus com faixa branca, alforjes (também de couro) e parabrisa dianteiro como equipamentos de série.
Todos os ajustes são voltados para o conforto em viagens longas, como o assento baixo (a 66 cm do solo) e o guidão de manejo leve. Em uso, as motos parecem pesar menos que os 380 quilos indicados na ficha técnica.
Gustavo Epifanio/Folhapress | ||
Banco da Indian Chief Vintage |
PEDALEIRAS
Embora feita para as longas retas das autoestradas americanas, a linha Chief se sai bem em traçados sinuosos. O maior obstáculo são as enormes pedaleiras, que raspam no asfalto em curvas mais fechadas.
O painel com mostrador de fundo bege também remete às antigas motos da Indian. O toque de modernidade está no computador de bordo, que exibe informações sobre consumo médio e temperatura ambiente.
A combinação de passado e presente também é vista nas luzes traseiras. O formato retrô da lanterna esconde LEDs de alto brilho.
Gustavo Epifanio/Folhapress | ||
Indian Chief Classic |
POLEGADAS
O número "111" gravado na motocicleta revela a capacidade do motor V2 em polegadas cúbicas. Pelo padrão usado no Brasil, são 1.811 cm³ que rendem 93 cv. As tampas de válvulas têm as clássicas aletas de refrigeração e, apesar da injeção eletrônica moderna, trata-se de um projeto à moda antiga, com refrigeração a ar.
O radiador de óleo ajuda a dissipar o calor, bem como as saídas de escapamento revestidas de cerâmica. O material evita o aquecimento excessivo dos canos de descarga.
O torque é bem aproveitado pela transmissão de seis marchas, que tem engates bem espaçados e acionamento feito por meio de uma embreagem suave.
Apesar de todas as qualidades e da imagem que transmite, a linha Chief 1800 derrapa no preço.
Além de mais em conta, concorrentes como a Harley-Davidson Fat Boy 1700 (R$ 69.990) e a Triumph Rocket III (R$ 72.940) também oferecem bom desempenho com imagem forte de marca.
A Indian tem um longo caminho a percorrer.
Gustavo Epifanio/Folhapress | ||
Banco da Indian Chief Classic |
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