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13/03/2016 - 02h00

BMW X6 e Mercedes-Benz GLE priorizam imagem em detrimento da versatilidade

EDUARDO SODRÉ
EDITOR-ADJUNTO DE "VEÍCULOS"

Cupês têm perfil esportivo, com duas portas e teto mais baixo na parte de trás. O Porsche 911 traduz esse segmento, mas todas as grandes marcas têm ao menos um modelo do tipo em seu portfólio.

Foram sonhos de consumo entre as décadas de 1950 e 1990, mas perderam espaço para os utilitários de luxo.

Os SUVs são os carros da moda do século 21, com sistemas de tração feitos para vencer ladeiras enlameadas ou rampas de shoppings. Suas cabines cheias de espaço oferecem praticidade, mas falta o charme delgado da silhueta dos cupês.

É possível unir o que há de melhor nessas categorias em um único automóvel? A Mercedes acha que sim, como mostra o GLE Coupé.

"O objetivo é atender, dentro do segmento de SUVs, clientes que apreciam o design robusto, mas com esportividade. As características de nossos cupês de quatro portas, como área envidraçada menor e design agressivo, se encaixam nessa proposta", diz Evandro Bastos, gerente de marketing de produto da Mercedes-Benz do Brasil.

Na prática, o modelo recém-lançado é um chamativo jipão de luxo com teto curvado. A base é a mesma do GLE tradicional, mas há diferenças mecânicas. Enquanto o SUV "quadradão" tem motor V6 a diesel (258 cv), a versão cupê disponível no Brasil é movida a gasolina (333 cv).

As vendas de ambos os modelos começaram recentemente, sendo precoce definir qual é o de maior sucesso. Para prever o futuro, é preciso olhar para a vitrine da maior rival, a BMW.

A marca bávara tem experiência no segmento, pois o X6 foi lançado seis anos antes que o GLE Coupé -a Mercedes relutou, mas se rendeu ao sucesso do concorrente.

No Brasil, o SUV-cupê da BMW teve 576 unidades emplacadas em 2015. Nada mau para um carro cujo preço parte de R$ 379 mil. Seu "irmão" X5, que segue a receita tradicional dos utilitários de luxo, custa R$ 55 mil a menos.

Paga-se mais para ter menos, pois o X6 oferece espaço inferior tanto na cabine (o teto baixo atrapalha) como no porta-malas. Mas é um acontecimento por onde passa.

X6 VENCE NA PISTA, MAS GLE ATRAI OLHARES

As avaliações de BMW X6 e Mercedes GLE Coupé começaram pelos bancos traseiros. Em ambos, é preciso levantar a perna e abaixar a cabeça para entrar na cabine. Pessoas com mais de 1,80 m terão problemas, porque o teto baixo limita o espaço.

Ao passar para o banco do motorista, as trevas se dissipam. Há um mundo de luxo a ser desbravado, com centrais multimídia que incorporam GPS e recursos de vídeo.

O X6 testado (versão xDrive35i) veio com bancos de couro marrom. Os ajustes elétricos permitem regular até a extensão do assento do motorista. Ele está no comando de tudo, podendo escolher a rigidez dos amortecedores e o modo de trabalho do motor.

No uso urbano, a opção "EcoPro" transforma o jipão fashionista em um dócil carro de passeio. O indicador em azul mostra a redução no consumo enquanto o motorista vive em seu oásis particular.

O Mercedes tem os mesmos predicados e equipamentos, mas com um toque extra de suavidade. O modo Sport do GLE Coupé equivale à opção Comfort do X6.

Na pista, empate técnico. A maior potência do GLE 400 testado não foi suficiente para superar o ajuste fino do BMW, que faz o motorista esquecer que seu veículo tem mais de duas toneladas.

Se a comparação se limitar a equipamentos, desempenho e impressões ao volante, o X6 leva a melhor por custar R$ 38 mil a menos que seu concorrente. Mas se o quesito status for levado em conta, o Mercedes fica bem na fita.

O peso da enorme estrela na grade frontal e o fato de ser novidade fazem o Mercedes chamar mais a atenção por onde passa. É o automóvel que será visto na garagem daqueles que desejam mostrar que chegaram lá.

Na ponta da lapiseira de ouro, os SUV-cupês não são a melhor compra. Os utilitários convencionais equivalentes custam menos e são melhores de dirigir, com visibilidade traseira superior.

Contudo, o público que investe R$ 400 mil em carros como o BMW X6 e o Mercedes GLE Coupé não deseja apenas olhar para o retrovisor interno e ver mais que encostos de cabeça e uma nesga de vidro. É importante também ser visto.

BMW X6 xDrive35i
PREÇO R$ 377.845
MOTOR Dianteiro, 2.979 cm3, 6 cilindros, 24 válvulas
COMPRIMENTO 4,90 m
LARGURA 1,99 m
ENTREEIXOS 2,93 m
ALTURA 1,70 m
POTÊNCIA 306 cv a 5.800 rpm
TORQUE 40,8 kgfm a 1.200 rpm
CÂMBIO Automático, oito marchas
PNEUS 255/50 R19
PESO 2.100 kg
PORTA-MALAS 570 litros
ACELERAÇÃO (0 a 100 km/h) 6,6s
RETOMADA (80 km/h a 120 km/h) 4,7s
FRENAGEM (80 km/h a 0) 36,5 m
CONSUMO URBANO 6,8 km/l
CONSUMO RODOVIÁRIO 10,7 km/l

MERCEDES GLE 400 COUPÉ
PREÇO R$ 415,9 mil
MOTOR Dianteiro, 2.996 cm3
COMPRIMENTO 4,90 m
LARGURA 2,13 m
ENTREEIXOS 2,91 m
ALTURA 1,73 m
POTÊNCIA 333 cv entre 5.250 rpm e 6.000 rpm
TORQUE 48,9 kgfm entre 1.600 rpm e 4.000 rpm
CÂMBIO Automático, nove marchas
PNEUS 275/45 R21 (frente), 315/40 R21 (traseira)
PESO 2.180 kg
PORTA-MALAS 650 litros
ACELERAÇÃO (0 a 100 km/h) 6,5s
RETOMADA (80 km/h a 120 km/h) 4,3s
FRENAGEM (80 km/h a 0) 36,8 m
CONSUMO URBANO 6,4 km/l
CONSUMO RODOVIÁRIO 10,9 km/l

 

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