Publicidade
13/03/2016 - 02h00

Folha avalia versão esportiva do Peugeot 208; estreia é prevista para até junho

FERNANDO VALEIKA DE BARROS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE MOUGINS (FRANÇA

O 208 GTI é a nova tentativa da Peugeot de fazer um carro compacto com atributos de esportivo. Vendido na Europa e ainda sem data confirmada para chegar ao Brasil, o modelo se diferencia das versões convencionais por trazer um motor turbo de até 200 cv de potência.

As diferenças também são estéticas. As pinças de freio pintadas de vermelho se destacam dentro das rodas aro 17. Na frente, a grade e o contorno dos faróis de neblina são pintados de preto.

Divulgação
Peugeot 208 GTI
Peugeot 208 GTI

Por dentro deste francês, há revestimento em couro, volante com diâmetro menor e bancos com maior apoio para o corpo. Os pedais em alumínio e a sigla GTi colocada nos estribos das portas e na direção avisam que esse modelo tem mais ambição do que os demais 208.

O GTI manteve 2,54 metros de espaço entre eixos e até passageiros mais altos conseguem viajar com conforto no banco traseiro.

Divulgação
Peugeot 208 GTI
Peugeot 208 GTI

SOM GRAVE

Quando chegou a hora de acelerar, este Peugeot com estilo mais endiabrado cumpriu o que se esperava dele.

Já na cidade, o motor emitiu um som mais grave do que o dos outros 208. Assim que os limites de velocidade ficaram mais flexíveis, nos arredores da cidade francesa de Mougins, bastou um apertão no acelerador para sentir que ele responde rápido.

Equipado com motor 1.6 turbo de 200 cv e câmbio manual de seis marchas, o Peugeot GTI acelera de zero a 100 km/h em 6,8 segundos, de acordo com os números divulgados pela fabricante.

É bem mais veloz do que os Peugeot 208 vendidos no Brasil, que chegou aos 100 km/h em 10,9 segundos no teste Folha-Mauá (versão 1.6 flex).

Bem calçado por pneus Michelin -especialmente desenvolvidos para este modelo- e com a ajuda de sistemas eletrônicos de estabilidade, o francês de alma esportiva acelerou com muita estabilidade, sem perder a tração.

De volta ao trânsito urbano, a assistência da direção elétrica e a câmera de auxílio à ré mostraram-se úteis nas ruas estreitas.

Fácil de guiar na cidade e ágil nas estradas, o modelo avaliado agradou também por um bom nível de equipamentos de série.

Divulgação
Peugeot 208 GTI
Peugeot 208 GTI

NO BRASIL

O preço do modelo avaliado é de 26 mil euros no mercado francês, valor que equivale a R$ 104 mil. Na Europa, seus rivais são Renault Clio RS, Ford Fiesta ST e Volkswagen Polo GTI.

Por aqui, a versão esportiva do 208 deverá ser batizada de GT, se afastando assim do icônico GTI da VW.

A expectativa é que o modelo, que será flex, seja lançado até o meio do ano, mas já houve alguns adiamentos. A potência estimada para a versão nacional é de 180 cv quando abastecido com etanol.

 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa
Edição impressa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag