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20/03/2016 - 02h00

Com mais espaço para carga, picapes urbanas enfrentam SUVs compactos

EDUARDO SODRÉ
EDITOR-ADUNTO DE "VEÍCULOS"
RODRIGO MORA
DE SÃO PAULO

Se 2015 foi o ano em que os SUVs compactos se destacaram, 2016 será lembrado pela consolidação de picapes como a Fiat Toro. Com 1.256 unidades emplacadas em 15 dias de vendas, o utilitário produzido em Goiana (PE) mostra potencial para liderar o segmento.

Na prática, sua única concorrente direta é a Renault Duster Oroch, que foi lançada em outubro. Ambas têm cabine dupla, quatro portas e dimensões que facilitam o uso cotidiano. São bem menores que os modelos médios tradicionais (Chevrolet S10 e Toyota Hilux, por exemplo), mas oferecem uma caçamba de tamanho razoável.

"A Oroch foi desenvolvida para o Brasil. É uma picape fantasiada de carro de passeio", disse Olivier Murguet, diretor da Renault da região Américas, ao apresentar o modelo, em novembro.

Essa proposta abre o leque de concorrentes: Toro e Oroch estão competindo com os jipinhos urbanos.

TAMANHO É DOCUMENTO

As picapes têm a vantagem de oferecerem mais espaço para cargas do que os SUV compactos. Enquanto o Jeep Renegade tem porta-malas com 260 litros de capacidade (o mesmo que um Ford Ka hatchback), a Toro tem uma caçamba de 820 litros.

Mas há um porém: as dimensões do utilitário da Fiat e da Renault Oroch.

As picapes são bem maiores que os jipinhos urbanos dos quais derivam. A Toro tem 4,91 m de comprimento - 70 cm a mais que o Renegade-, e a Oroch, 4,63 m. São maiores, por exemplo que um sedã médio como o Toyota Corolla (4,62 m).

Para entender a proposta desse novo segmento, o teste Folha-Mauá colocou as novidades lado a lado e convidou a veterana Chevrolet S10 para participar da avaliação.

DIESEL OU FLEX

Por R$ 100 mil, a dirigibilidade superior e a lista de equipamentos mais extensa da Toro 2.0 turbodiesel convencem mais do que o espaço da Chevrolet S10 2.5 flex?

A resposta é um sim, embora a versão manual da picape Fiat tenha uma relação entre câmbio, motor e embreagem difícil de manejar.

Há um longo caminho até o ponteiro do conta-giros atingir as 2.000 rpm (rotações por minuto), ponto em que o motor começa a demonstrar disposição. O despertar é bruto, e o carro dispara.

Nas saídas em aclive, o auxiliar de partida mais atrapalha do que ajuda. O carro demora a arrancar, quase sempre com as rodas patinando.

Ou seja: quem está pensando em uma versão a diesel da Toro para uso urbano deve pensar com carinho na opção automática, que tem um eficiente câmbio de nove marchas. Essa caixa valoriza o conjunto da picape.

A posição de guiar do utilitário Fiat é facilitada pelo ajuste de altura e profundidade do volante, item ausente nas rivais S10 e Oroch. Nelas, a regulagem da direção se limita em "pra cima" e "pra baixo".

A picape da GM é mais bruta. Câmbio e direção exigem esforço extra do motorista, algo esperado de um veículo que pesa duas toneladas.

USO URBANO

Nesse duelo, a Duster Oroch leva desvantagem por oferecer menos espaço que a S10 e não ter tantas opções como a Toro. Entretanto, o modelo Renault mostrou-se mais amigável no uso urbano.

Sua posição de guiar é limitada pela falta de harmonia entre banco e volante, e ainda que haja forração em couro nos bancos, a cabine carece de refinamento.

Para compensar, a Oroch foi construída sobre uma plataforma sólida, que recebe com desenvoltura um conjunto mecânico já usado em carros mais caros da marca, como o motor 2.0 flex associado ao câmbio manual de seis marchas.

Com preço menor que o das rivais, a picape Duster andou mais e, na comparação com a S10 flex, bebeu menos.

O isolamento acústico e o trabalho das suspensões, independentes nos dois eixos, também jogam a seu favor.

O que lhe falta é um câmbio automático, disponível nos principais concorrentes. No total, o segmento de utilitários urbanos compactos inclui mais de 20 opções.

FIAT TORO FREEDOM DIESEL
PREÇO R$ 93,9 mil
MOTOR Quatro cilindros em linha, 1.956 cm³, diesel, 170 cv
CÂMBIO Manual, 6 marchas
ACELERAÇÃO (0 a 100 km/h) 13,2s
RETOMADA (80 km/h a 120 km/h) 7,7s
CONSUMO URBANO 9,9 km/l
CONSUMO RODOVIÁRIO 15,7 km/l
COMPRIMENTO 4,91m
LARGURA 1,84m
CAÇAMBA 820 litros

RENAULT DUSTER OROCH DYNAMIQUE
PREÇO R$ 72,4 mil
MOTOR Quatro cilindros em linha, 1.998 cm³, flex, 143/148 cv
CÂMBIO Manual, 6 marchas
ACELERAÇÃO (0 a 100 km/h) 11,4s (g) e 11,1s (e)
RETOMADA (80 km/h a 120 km/h) 10,7s (g) e 10,3s (e)
CONSUMO URBANO 9,4 km/l (g) e 7,3 km/l (e)
CONSUMO RODOVIÁRIO 14,2 km/l e 10,7 km/l
COMPRIMENTO 4,69m
LARGURA 1,82m
CAÇAMBA 683 litros

CHEVROLET S10 FREERIDE
PREÇO R$ 97.750
MOTOR Quatro cilindros em linha, 2.457 cm³, flex, 197/206 cv
CÂMBIO Manual, 6 marchas
ACELERAÇÃO (0 a 100 km/h) 12,5s (g) e 11,9s (e)
RETOMADA (80 km/h a 120 km/h) 16,4s (g) e 15,4s (e)
CONSUMO URBANO 7,8 km/l (g) e 5,3 km/l (e)
CONSUMO RODOVIÁRIO 10,9 km/l e 7,5 km/l
COMPRIMENTO 5,35m
LARGURA 1,88m
CAÇAMBA 1.061 litros

 

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