Publicidade
10/04/2016 - 02h00

Conhecemos o país e pensamos no longo prazo, diz executivo da Mercedes

JOSIAS SILVEIRA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A Mercedes-Benz construiu sua fábrica de automóveis em Iracemápolis (SP) em 19 meses, tempo considerado recorde pela empresa. Um dos responsáveis pelo planejamento desta planta é o alemão Markus Schäfer, membro da diretoria mundial da marca. Durante entrevista coletiva na inauguração da fábrica, o executivo falou sobre a retomada na produção de carros de passeio no Brasil.

*

Folha - Em quanto tempo os R$ 600 milhões investidos deverão dar retorno?
Markus Schäfer - Claro que fizemos um estudo de retorno do investimento e concluímos que esta fábrica era viável. Mas a Mercedes está no Brasil há 60 anos, conhecemos o país e pensamos no longo prazo. Nossa meta é melhorar nossa competitividade e chegar mais rápido com nossos carros no mercado.

A produção é pequena [22 mil carros por ano] e há 600 operários. É um número significativo de funcionários.
É uma estratégia mundial da Mercedes, inclusive na Alemanha, para ter linhas mais flexíveis. Temos robôs apenas para algumas operações. Começamos com o Classe C e teremos o GLA no segundo semestre, mas podemos fazer qualquer dos 40 modelos atuais em Iracemápolis.

O que há de especial nesta planta em relação às outras?
O que faz esta fábrica ser especial é exatamente a flexibilidade. Podemos montar veículos com plataformas diferentes na mesma linha. É um experimento que vamos usar em vários países.

Há planos de exportação?
Por enquanto, não há planos de exportar. Vamos abastecer inicialmente só o mercado brasileiro.

Como é feito o controle de qualidade?
Temos os mesmos recursos da matriz, inclusive de informática. Um carro feito aqui terá a mesma qualidade de um Mercedes alemão.

 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa
Edição impressa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag