Publicidade
17/04/2016 - 02h00

Hyundai HB20 ganha motor 1.0 turbo; modelo parte de R$ 47,4 mil

EDUARDO SODRÉ
DE SÃO PAULO

Atualizado às 16h40.

Por fora, a única diferença é a inscrição em vermelho que identifica a motorização do HB20 1.0 Turbo: uma discreta plaqueta na tampa do porta-malas.

Por dentro, tudo está igual. A Hyundai optou por lançar as novas versões de seu compacto sem muito alarde, apenas desfrutando das boas vendas.

O modelo produzido em Piracicaba (a 160 quilômetros de São Paulo) mantém-se na segunda colocação do mercado, com 27,3 mil unidades vendidas no primeiro trimestre deste ano. O líder isolado é o Chevrolet Onix (35,5 mil emplacamentos).

Divulgação
Logotipo em vermelho identifica versão 1.0 Turbo do Hyundai HB20
Logotipo em vermelho identifica versão 1.0 Turbo do Hyundai HB20

MEIO TERMO

As versões turbinadas do Hyundai HB20 são intermediárias. Os preços começam em R$ 47,4 mil com carroceria hatchback e R$ 51,5 mil na opção sedã.

A potência chega a 105 cv, posicionando o carro no meio do caminho entre os 80 cv do 1.0 aspirado (a partir de R$ 40,5 mil) e os 126 cv do 1.6 16V -a versão mais em conta com esse motor custa R$ 50,3 mil.

A função do turbo é mandar um volume maior de ar para os cilindros. Com mais oxigênio, há aumento na energia gerada pela combustão, o que eleva a potência. É por isso que um motor pequeno com esse recurso tem rendimento semelhante ao de opções maiores, além de gastar menos gasolina (ou etanol).

O lançamento ajudará a marca a se adequar às regras de eficiência energética. Ao diminuir consumo e emissões de sua linha de produtos, a Hyundai do Brasil terá direito à redução de impostos. O plano de metas foi estipulado pelo programa Inovar-Auto, em 2012.

Divulgação
Hyundai HB20 1.0 Turbo chega ás cvoncessionárias com preço a partir de R$ 47,4 mil
Hyundai HB20 1.0 Turbo chega ás cvoncessionárias com preço a partir de R$ 47,4 mil

NA PISTA

O carro foi avaliado no autódromo de Interlagos. Não é o melhor ambiente para dirigir um veículo urbano, mas serviu para perceber como o turbo muda radicalmente o comportamento do motorzinho 1.0 de três cilindros.

A rotação sobe rápido, e o HB20 não titubeia entre as trocas do câmbio manual de seis marchas. Falta saber como fica o consumo, que será aferido em breve pelo Instituto Mauá de Tecnologia.

O acabamento segue como um dos melhores do segmento, idem para a lista de itens de série. Todos são equipados com ar-condicionado, sistema de som e acionamento elétrico de vidros, travas e retrovisores.

Os pontos negativos também são os mesmos. O sistema de regulagem de altura do banco mexe apenas na inclinação do assento, e falta cinto de segurança de três pontos no meio do banco de trás.

No fim, o saldo é positivo. A Hyundai faz por merecer a boa colocação em vendas do HB20.

 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa
Edição impressa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag