Publicidade
01/05/2016 - 21h39

Jaguar F-Pace quer rejuvenescer a marca

RICARDO RIBEIRO
ENVIADO ESPECIAL A MONTENEGRO

Um utilitário da Jaguar? Sim, o primeiro da história, chamado F-Pace. Todos querem uma fatia da categoria que mais cresce no mundo.

A marca inglesa projeta que as vendas de SUVs premium devem subir 50% nos próximos anos, chegando a 1,5 milhão de unidades em 2020.

Para a Jaguar, não foi tão complicado ingressar nesse time. A associação com a Land Rover (que faz jipões há quase 70 anos) e o dinheiro da indiana Tata, dona do grupo, são pontos a favor.

Divulgação
Jaguar F-Type, primeiro utilitário de luxo feito pela marca inglesa, chega ao Brasil em agosto
Jaguar F-Type, primeiro utilitário de luxo feito pela marca inglesa, chega ao Brasil em agosto

O desempenho do F-Pace pôde ser conferido em um teste pela república de Montenegro, no Leste Europeu.

Após apertar o botão de partida, o ronco grave do 3.0 V6 a gasolina (380 cv) ecoa nos Bálcãs. O motor, que é o mesmo do cupê esportivo F-Type, faz o SUV chegar aos 100 km/h em 5,5 segundos, de acordo com a fabricante.

A carroceria de alumínio dá certa leveza ao carro, que pesa 1.861 kg. Se fosse de aço, passaria de duas toneladas.

Com 4,73 m de comprimento e 2,87 m de distância entre eixos, há espaço de sobra na cabine e no porta-malas.

Na prática, o motorista não sente estar em um carro corpulento, e a estabilidade proporcionada pela suspensão merece aplausos. No ziguezague dos trechos de serra, a rolagem lateral foi mínima.

Divulgação
Utilitário de luxo terá opções com motor V6 de 380 cv ou a diesel; preços devem partir de R$ 300 mil
Utilitário de luxo terá opções com motor V6 de 380 cv ou a diesel; preços devem partir de R$ 300 mil

A tração nas quatro rodas pode transferir até 90% da força para a dianteira ou para traseira. O sistema é o mesmo usado na linha Land Rover e se adapta ao piso.

A direção é leve demais no modo "Normal". Melhor acionar a opção "Dynamic", que deixa o volante firme e muda o comportamento do carro, deixando o F-Pace ainda mais esportivo. O câmbio automático de oito marchas será item de série no Brasil, equipando também a versão com motor 2.0 a diesel, de 180 cv.

A marca espera que o F-Pace faça pela Jaguar o mesmo que o Evoque fez pela Land Rover. Os ingleses acreditam que 90% dos compradores serão novos clientes, dez anos mais jovens que os atuais. A média de idade dos proprietários é de 57 anos.

Para atingir o objetivo, é necessário investir em conectividade. A Jaguar tem uma divisão focada no tema, que desenvolveu o quadro de instrumentos 100% digital e a central multimídia com processador Intel. Os elementos da tela de 12 polegadas misturam o design de Windows e Apple.

É possível ouvir notícias da CNN e ver a previsão do tempo para o momento da chegada em um destino traçado pelo GPS. Os comandos que permitem ampliar as imagens por meio dos dedos vieram dos smartphones, bem como o acesso à internet via wi-fi.

O F-Pace estreia no Brasil em agosto. Os preços devem começar em R$ 300 mil, para brigar com Porsche Macan (a partir de R$ 320,7 mil) e BMW X4 (R$ 293 mil).

Viagem a convite da Jaguar

 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa
Edição impressa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag