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08/05/2016 - 02h00

Anúncios de carros antigos oferecem de sucata por R$ 700 a modelo de R$ 70 mil

MICHELE LOUREIRO
RODRIGO MORA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Encontrar um carro raro esquecido em uma garagem e em condições de ser recuperado é o sonho de todo colecionador. Porém, no mundo real, não é fácil achar um veículo antigo que esteja em um estado decente de conservação e custe pouco.

"Sempre vejo pessoas comprando carros destruídos e colocando dinheiro bom em coisa ruim", diz Eduardo Gedrait Pires, presidente do Sampa Kombi Clube.

Em uma procura por sites de compra de automóveis, há desde sucatas de Chevettes produzidos nas décadas de 1970 ou 1980 a R$ 700 até modelos da mesma época pelos quais os donos pedem R$ 70 mil. Entre eles, encontram-se carros aparentemente perfeitos por valores entre R$ 10 mil e R$ 20 mil, mas que precisam ser avaliados por um mecânico.

"O primeiro passo é definir o que se quer comprar e iniciar a busca. Depois de encontrar o carro, é preciso analisar a estrutura [chassi e carroceria], que é como o alicerce de uma casa. Um carro bonito não está necessariamente bom", afirma João Siciliano, da JS Autos Antigos.

Eduardo Knapp/Folhapress
VW Fusca convertido em conversível, VW Kombi 1962, Chevrolet Opala SS 1976 (da esq. para dir.)
Miniaturas: VW Fusca convertido em conversível, VW Kombi 1962, Chevrolet Opala SS 1976 (da esq. para dir.)

ORIGEM

O preço de venda dos carros nacionais antigos pode até se aproximar do valor pedido por um carro importado clássico, mas as peças dos estrangeiros serão mais raras e caras. Enquanto o carburador de um Mustang V8 1967 custa por volta de R$ 1.700, o de um Ford Corcel 1974 é encontrado por R$ 450.

A busca de componentes é facilitada pelas lojas virtuais. Endereços como Mercado Livre, ArsenalCar, Líder 01, Bunittu Peças, Peças Moska Branca e Matos Autos Antigos comercializam peças para veículos fora de linha.
"As vendas de peças para carros antigos respondem por 19% do faturamento da loja", diz André Belo, diretor executivo da ArsenalCar.

Encontros de carros antigos costumam ter um espaço reservado para quem busca peças. Também são uma porta de entrada para novatos.

Esse tipo de evento serve ainda para principiantes que buscam dicas de proprietários veteranos.

No Auto Show Collection, que acontece todas as terças-feiras no sambódromo do Anhembi, cerca de 300 veículos são expostos para venda a cada edição, ao lado de calotas, frisos, volantes e até chaveiros e logotipos originais de época.

A Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA) mantém, em seu site (fbva.com.br), uma agenda de encontros Brasil afora.

Eduardo Knapp/Folhapress
Ford Pick-Up 1953 (vermelho), Ford Mustang 1965, Jaguar E-Type Roadster 1961, Chevrolet Corvette 1982, em sentido horário
Miniaturas: Ford Pick-Up 1953 (vermelho), Ford Mustang 1965, Jaguar E-Type Roadster 1961, Chevrolet Corvette 1982, em sentido horário

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VEJA DICAS PARA EVITAR DECEPÇÕES

Procure um especialista
Um mecânico poderá checar o estado de conservação e a originalidade do carro. Verá também se não houve batidas fortes e o estado das peças originais de acabamento

Mecânica
Procure fazer um check-up no carro antes de fechar negócio. Reparos mais extensos em motor, câmbio ou suspensão podem superar o preço de compra do veículo

Carroceria
Carros nacionais com mais de 30 anos sofrem do mesmo mal: apodrecimento da lataria e, em casos mais graves, do chassi. Se for preciso soldar partes da estrutura, há risco de o carro nunca ficar realmente bom

Boas lembranças?
Laços afetivos têm forte apelo no momento de escolher o primeiro carro antigo, mas a memória não registra os problemas que o carro tinha. Portanto, antes de adquirir o modelo que marcou a infância, é preciso se informar sobre possíveis problemas crônicos. Um bom mecânico dará as dicas

Reformas de base
Opte por veículos originais, ainda que necessitando de reparos. Um carro repintado pode esconder grandes problemas, como ferrugem e aplicação de massa plástica pela carroceria para disfarçar imperfeições

Por dentro
Verifique se o painel e seus comandos, cintos de segurança, bancos, carpete, acabamentos e apliques em geral estão em ordem. Às vezes pode ser difícil encontrar partes de acabamento, principalmente em séries especiais

Por baixo
Se possível, o veículo deve ser levado a uma oficina para ser colocado em um elevador. Isso permitirá conferir as suspensões, o sistema de escapamento e detectar possíveis vazamentos

Papéis em ordem
A documentação precisa estar em dia e liberada para transferência, com o número do motor cadastrado no documento. Comprar um carro sem registro ou com pendências, como vinculado a um inventário, impedirá que seja passado para o nome do novo dono

 

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