Por benefícios fiscais, fabricantes desenvolvem carros menos poluentes
EDUARDO SODRÉ
DE SÃO PAULO
A regra é simples: quem poluir menos vai lucrar mais. De acordo com as metas estabelecidas em 2012 pelo programa Inovar-Auto, as montadoras terão descontos progressivos no IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) caso consigam reduzir o consumo de seus carros.
A partir de outubro, as fabricantes terão de mostrar que conseguiram reduzir em cerca de 12% (em relação à 2011) o gasto médio de combustível de suas linhas de veículos. Superou o percentual, ganha bônus. Ficou abaixo, ganha multa.
"A indústria está buscando atingir as metas, que hoje estão mais próximas dos critérios aplicados nos principais mercados do mundo. A eficiência energética é apenas um dos pontos dessa evolução", diz Vitor Klizas, presidente da Jato Dynamics no Brasil, consultoria especializada no setor automotivo.
O executivo, que trabalhou na elaboração do programa Inovar-Auto, afirma que as fabricantes terão de apresentar avanços não só pelas exigências locais. A necessidade de exportar deverá trazer avanços contínuos, para atender a mercados exigentes, como o norte-americano.
RECORDISTA
O teste Folha-Mauá mediu o consumo e o desempenho de carros que receberam novos motores e outras evoluções mecânicas. Há resultados acima do esperado, como o obtido pelo hatch Peugeot 208 equipado com motor 1.2 de três cilindros.
Com consumo rodoviário de 14,2 km/l com etanol e 19,5 km/l com gasolina, o compacto assumiu a liderança no ranking de consumo entre os carros com tecnologia flex. O carro ficou até 17% mais econômico do que a versão anterior, que tinha motor 1.5.
"A arquitetura do motor com três cilindros permite diminuir o peso. Trabalhamos também na redução das perdas mecânicas por atrito e na melhora do sistema de combustão", afirma Sergio Davico, gerente de produto da Peugeot do Brasil.
Os avanços de agora já haviam chegado à União Europeia, mas o produto nacional tem a vantagem do etanol, um combustível renovável. Para o consumidor, além do menor impacto ambiental, há a redução nos gastos.
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Divulgação | ||
Peugeot 208 |
PEUGEOT 208 1.5
Potência 93 cv
Aceleração (0 a 100 km/h) 13,3 (e) /13,9 (g)
Retomada (0 a 100 km/h) 12,0 (e) / 14,4 (g)
Consumo urbano 8,8 (e) / 11,5 (g)
Consumo rodoviário 12,8 (e) / 16,2 (g)
PEUGEOT 208 1.2
Potência 90 cv
Aceleração (0 A 100 Km/h) 14,6 (e) /15,9 (g)
Retomada (0 A 100 Km/h) 14,1 (e) / 16,1 (g)
Consumo urbano 10,0 (e) /12,9 (g)
Consumo rodoviário 14,2 (e) / 19,5 (g)
Ivan Ribeiro/Folhapress | ||
VW Gol |
VW GOL 1.0 QUATRO CILINDROS
Potência 76 cv
Aceleração (0 a 100 km/h) 16,3 (e) / 18,1 (g)
Retomada (0 a 100 km/h) 16,5 (e) / 18,8 (g)
Consumo urbano 8,6 (e) / 12,0 (g)
Consumo rodoviário 12,1 (e) /16,2 (g)
VW GOL 1.0 TRÊS CILINDROS
Potência 82cv
Aceleração (0 a 100 km/h) 15,6 (e) /16,8 (g)
Retomada (0 a 100 km/h) 17,6 (e) / 20,5 (g)
Consumo urbano 9,5 (e) / 13,1 (g)
Consumo rodoviário 13,8 (e) / 17,2 (g)
Divulgação | ||
Nissan March |
NISSAN MARCH 1.0 16V
Potência 74 cv
Aceleração (0 a 100 km/h) 14,2 (e) / 15,4 (g)
Retomada (0 a 100 km/h) 16,8 (e) / 18,3 (g)
Consumo urbano 9,4 (e) / 11,6 (g)
Consumo rodoviário 13,0 (e) / 15,9 (g)
NISSAN MARCH 1.0 TRÊS CILINDROS
Potência 77 cv
Aceleração (0 a 100 km/h) 15,6 (e) / 17,0 (g)
Retomada (0 a 100 km/h) 18,0 (e) / 19,5 (g)
Consumo urbano 9,4 (e) / 12,3 (g)
Consumo rodoviário 13,4 (e) / 17,8 (g)
Divulgação | ||
Versão 2017 do compacto Etios, da Toyota |
ETIOS 1.3 2013
Potência 90 cv
Aceleração (0 a 100 km/h) 12,5 (e) / 13,0 (g)
Retomada (0 a 100 km/h) 14,6 (e) / 15,9 (g)
Consumo urbano 10,3 (e) / 12,8 (g)
Consumo rodoviário 13,0 (e) / 16,3 (g)
ETIOS 1.3 2017
Potência 98 cv
Aceleração (0 a 100 km/h) 11,7 (e) / 12,2 (g)
Retomada (0 a 100 km/h) 14,1 (e) / 15,1 (g)
Consumo urbano 10,1 (e) / 12,8 (g)
Consumo rodoviário 13,9 (e) / 18,1 (g)
Divulgação | ||
Ford Ranger 2016 |
FORD RANGER 3.2 2012
Potência 200 cv
Aceleração (0 a 100 km/h) 11,2 (d)
Retomada (0 a 100 km/h) 9,1 (d)
Consumo urbano 8,3 (d)
Consumo rodoviário 13,2 (d)
FORD RANGER 3.2 2017
Potência 200 cv
Aceleração 11,2 (d)
Retomada (0 a 100 km/h) 8,5 (d)
Consumo urbano 8,9 (d)
Consumo rodoviário 13,5 (d)
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