Publicidade
15/05/2016 - 02h00

Chinesa Lifan vai lançar novos carros e versões automáticas ainda em 2016

RODRIGO MORA
ENVIADO ESPECIAL A PEQUIM (CHINA)

O grupo Lifan inicia um processo de expansão no Brasil. Até agora, sua tímida gama de veículos por aqui se resume ao modelo SUV X60, chinês mais vendido no país, e ao sedã 530, quase um figurante nas concessionárias da marca.

Já estão confirmados para o mercado brasileiro o X60, reestilizado e com câmbio automático, e o X50, crossover com estilo aventureiro que tentará instigar donos de Renault Sandero Stepway e Volkswagen CrossFox.

A data de início desse avanço não está certa.

"Estamos esperando o cenário econômico melhorar para começar a vendê-los", diz Luiz Zanini, diretor de marketing da Lifan do Brasil.

Divulgação
Lifan X50, utilitário de porte compacto que será importado
Lifan X50, utilitário de porte compacto que será importado

Os dois carros estarão no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, em novembro. A questão é: apenas para se apresentarem ao público ou como lançamentos?

No caso do X50, há outro desafio. Segundo a Folha apurou, a Lifan quer trazer o modelo já com câmbio automático, deixando a transmissão manual como coadjuvante.

Além de uma melhora no horizonte econômico, o X50 ainda tem um processo de homologação pela frente -ele precisa passar por testes exigidos por lei para ter a venda autorizada no país. Haverá ajustes no câmbio, que deverá trocar a relação mais longa, preferência do chinês, por um escalonamento mais curto, que deixa o carro ágil como o brasileiro gosta.

Divulgação
Novidade na China, X7 também virá para o Brasil
Novidade na China, X7 também virá para o Brasil

O modelo terá motor 1.5, de 103 cv. Seu preço deverá ser algo entre R$ 55 mil e R$ 60 mil, abaixo dos atuais R$ 61.990 pedidos pela versão mais em conta do utilitário X60.

"Todo fabricante na China está fazendo um SUV", afirma Mu Gang, presidente mundial da Lifan.

De olho no concorrente e com dados de mercado que apontam para 6,2 milhões de SUVs comercializados na China em 2015 (um aumento de 49,7% sobre o ano anterior, segundo levantamento da Lifan), a empresa ainda estuda mais dois utilitários esportivos para o Brasil.

O X7 é lançamento mesmo na China. Seus diferenciais serão a terceira fileira de bancos e um interior mais atual em relação aos demais modelos da marca.

O outro é o grandalhão X80, que pretende ser uma opção mais em conta ao modelo Toyota SW4 e ao Hyundai Santa Fe.

Ambos só desembarcarão por aqui em 2017.

 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa
Edição impressa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag