Queda nas vendas de automóveis gera corrida por consumo menor
DE SÃO PAULO
Colocados lado a lado, um Volkswagen Gol 1.0 2015 é praticamente idêntico ao modelo 2017, lançado recentemente. Contudo, a mudança na motorização representa uma economia de R$ 165 com gasolina a cada 10 mil quilômetros percorridos.
Os dados, que têm como base os resultados do teste Folha-Mauá e o preço médio da gasolina no Estado de São Paulo na primeira semana de maio, mostram o principal benefício das novas tecnologias. Resta saber se os preços dos carros também serão reduzidos ao consumidor com os descontos sobre impostos.
Com as seguidas quedas nas vendas, os valores cobrados por vários carros têm subido em 2016. Há modelos que estão mais caros para compensar a perda no volume de emplacamentos.
Quanto mais acelerarem a chegada de tecnologias que visam a redução de consumo e emissões, maiores serão os incentivos tributários.
Para Vitor Klizas, presidente da consultoria Jato Dynamics no Brasil, o marco regulatório do programa Inovar-Auto deu agilidade à renovação de produtos, antecipando a chegada de soluções que aumentam a eficiência energética dos carros nacionais.
INSATISFEITOS
Porém, do lado dos importadores de automóveis, há reclamações. "Vamos brigar para ter o mesmo tratamento das empresas que produzem aqui. A regra tem que ser a mesma: quem polui mais, paga mais", diz José Luiz Gandini, presidente da Abeifa (associação que representa os importadores de veículos).
O executivo defende que muitos dos veículos produzidos em países como Japão e Coreia do Sul já chegam ao Brasil com projetos avançados de controle de consumo, mas que hoje, além dos 35% de imposto de importação, ainda são sobretaxados caso suas vendas superem as cotas estabelecidas pelo governo em 2011.
Questões como essa mostram que a legislação ainda tem pontos a evoluir, e que o caminho passa pela melhora dos veículos.
Os próximos passos são a chegada de novos carros médios com motores turbo de alta eficiência. Honda Civic e Chevrolet Cruze estão nessa lista. Espera-se também a estreia de novos modelos híbridos e elétricos, a começar pelo Toyota Prius 2017.
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BEBA COM MODERAÇÃO
Dicas para gastar menos combustível no dia a dia
Feche os vidros
Trafegar de janelas abertas interfere diretamente na aerodinâmica do carro e, por consequência, aumenta o consumo de combustível. O gasto extra é percebido na estrada, quando as velocidades superam os 80 km/h. Em dias de temperatura amena, é possível usar o sistema de ventilação para manter a cabine em temperatura agradável na rodovia
E o ar-condicionado?
Em carros atuais, usar o ar-condicionado faz o consumo subir cerca de 15%. Em situações que não há como evitar, como em dias quentes ou chuvosos, ligue o equipamento apenas quando o motor já estiver aquecido.
Alinhamento de rodas
Rodas mal alinhadas e desbalanceadas podem ser responsáveis pelo aumento de 10% no consumo de combustível. Em geral, os procedimentos de verificação e correção devem ser feitos a cada 10 mil quilômetros em um centro automotivo. O custo médio do serviço é de R$ 150
Sem pressa
Ao rodar a 120 km/h em uma via onde a máxima é 100 km/h, um veículo costuma consumir, em média, 20% a mais. Deixar o motor subir demais de rotação antes de trocar de marcha também eleva bastante o gasto de combustível
Engrenado
Descer ladeiras em ponto morto é uma prática arriscada que não poupa combustível. Quando há uma marcha engrenada, na descida, o sistema corta a injeção de combustível ao motor, com as finalidades de segurança, redução de poluentes e, principalmente, economia de combustível
Substituição dos filtros
Relativamente baratos (custam cerca de R$ 30), os filtros de ar, óleo e combustível precisam ser trocados de acordo com o prazo estipulado pela fabricante. Filtros sujos e entupidos interferem diretamente na mistura de ar e combustível na câmara de combustão, o que faz o veículo gastar até 20% mais
Na pressão
Pneus murchos influenciam diretamente no consumo, que pode ficar 20% maior. O ideal é calibrá-los semanalmente ou, no máximo, a cada 15 dias, sempre respeitando a pressão recomendada pela montadora
Pé leve
Dar aceleradas bruscas ou desnecessárias faz a gasolina "evaporar". Ao avistar um semáforo vermelho ou prestes a fechar, o ideal é pisar no freio antecipadamente e com suavidade, deixando o carro rolar até parar sem trancos ou solavancos. Ao sair, a regra é a mesma: acelerar devagar para que o veículo ganhe velocidade lentamente
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Divulgação | ||
Peugeot 208 |
PEUGEOT 208 1.5
Potência 93 cv
Aceleração (0 a 100 km/h) 13,3 (e) /13,9 (g)
Retomada (0 a 100 km/h) 12,0 (e) / 14,4 (g)
Consumo urbano 8,8 (e) / 11,5 (g)
Consumo rodoviário 12,8 (e) / 16,2 (g)
PEUGEOT 208 1.2
Potência 90 cv
Aceleração (0 A 100 Km/h) 14,6 (e) /15,9 (g)
Retomada (0 A 100 Km/h) 14,1 (e) / 16,1 (g)
Consumo urbano 10,0 (e) /12,9 (g)
Consumo rodoviário 14,2 (e) / 19,5 (g)
Ivan Ribeiro/Folhapress | ||
VW Gol |
VW GOL 1.0 QUATRO CILINDROS
Potência 76 cv
Aceleração (0 a 100 km/h) 16,3 (e) / 18,1 (g)
Retomada (0 a 100 km/h) 16,5 (e) / 18,8 (g)
Consumo urbano 8,6 (e) / 12,0 (g)
Consumo rodoviário 12,1 (e) /16,2 (g)
VW GOL 1.0 TRÊS CILINDROS
Potência 82cv
Aceleração (0 a 100 km/h) 15,6 (e) /16,8 (g)
Retomada (0 a 100 km/h) 17,6 (e) / 20,5 (g)
Consumo urbano 9,5 (e) / 13,1 (g)
Consumo rodoviário 13,8 (e) / 17,2 (g)
Divulgação | ||
Nissan March |
NISSAN MARCH 1.0 16V
Potência 74 cv
Aceleração (0 a 100 km/h) 14,2 (e) / 15,4 (g)
Retomada (0 a 100 km/h) 16,8 (e) / 18,3 (g)
Consumo urbano 9,4 (e) / 11,6 (g)
Consumo rodoviário 13,0 (e) / 15,9 (g)
NISSAN MARCH 1.0 TRÊS CILINDROS
Potência 77 cv
Aceleração (0 a 100 km/h) 15,6 (e) / 17,0 (g)
Retomada (0 a 100 km/h) 18,0 (e) / 19,5 (g)
Consumo urbano 9,4 (e) / 12,3 (g)
Consumo rodoviário 13,4 (e) / 17,8 (g)
Divulgação | ||
Versão 2017 do compacto Etios, da Toyota |
ETIOS 1.3 2013
Potência 90 cv
Aceleração (0 a 100 km/h) 12,5 (e) / 13,0 (g)
Retomada (0 a 100 km/h) 14,6 (e) / 15,9 (g)
Consumo urbano 10,3 (e) / 12,8 (g)
Consumo rodoviário 13,0 (e) / 16,3 (g)
ETIOS 1.3 2017
Potência 98 cv
Aceleração (0 a 100 km/h) 11,7 (e) / 12,2 (g)
Retomada (0 a 100 km/h) 14,1 (e) / 15,1 (g)
Consumo urbano 10,1 (e) / 12,8 (g)
Consumo rodoviário 13,9 (e) / 18,1 (g)
Divulgação | ||
Ford Ranger 2016 |
FORD RANGER 3.2 2012
Potência 200 cv
Aceleração (0 a 100 km/h) 11,2 (d)
Retomada (0 a 100 km/h) 9,1 (d)
Consumo urbano 8,3 (d)
Consumo rodoviário 13,2 (d)
FORD RANGER 3.2 2017
Potência 200 cv
Aceleração 11,2 (d)
Retomada (0 a 100 km/h) 8,5 (d)
Consumo urbano 8,9 (d)
Consumo rodoviário 13,5 (d)
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