Publicidade
05/06/2016 - 02h00

BMW revive esportivo dos anos 1970 em versão conceitual

RODRIGO MORA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O Concorso d'Eleganza Villa d'Este é um evento realizado todo ano na Lombardia (Itália), sempre no mês de maio. Sem modéstia, o local do evento, às margens do lago Como, é apresentado pelos organizadores como "o mais exclusivo cenário para tesouros históricos automotivos".

Neste ano, as grandes atrações foram os oito conceitos criados pela BMW ao longo dos últimos anos para homenagear seus carros clássicos.

O mais recente deles é o 2002 Hommage, que presta reverência ao modelo chamado 2002 Turbo, sedã esportivo lançado em 1973.

Feito sobre a base do atual Série 2, o protótipo não teve suas especificações técnicas reveladas. Segundo a fabricante, é um exercício estilístico, sem pretensões de virar um carro de rua.

Divulgação
BMW prepara conceito que homenageia modelo 2002 ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
À frente,o BMW 2002 Hommage, que homenageia o 2002 turbo (atrás), lançado em 1973

As referências mais nítidas ao 2002 Turbo dos anos 1970 são a frente estilo "nariz de tubarão" e a traseira apelidada de cauda de pato: um prolongamento que vai sobre a tampa do porta-malas.

O modelo se aproxima do Série 2 vendido atualmente, com área envidraçada reduzida e perfil mais fluido.

"Há 50 anos, a linha chamada 02 foi um dos maiores sucessos da nossa história. É um dos veículos que transformaram a marca no que ela é hoje", afirmou Adrian van Hooydonk, vice-presidente sênior da divisão de design do grupo BMW.

PIONEIRO

De acordo com o executivo, o modelo 2002 foi o primeiro carro europeu produzido em série a ser equipado com motor turbo. Hoje, essa tecnologia virou tendência: seu uso busca reduzir as emissões de poluentes e gás carbônico.

O modelo clássico tinha 170 cv de potência em sua versão esportiva, o que era um valor significativo no início dos anos 1970.

Hoje, um BMW Série 3 produzido no Brasil e equipado com motor 2.0 turbo flex tem, em sua versão mais simples.

 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa
Edição impressa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag