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20/04/2011 - 08h15

Acessórios podem prejudicar estabilidade

DE SÃO PAULO

Pacotes de acessórios influenciam a venda de 1 milhão de veículos novos a cada ano, aponta um estudo feito pela Sema (Specialty Equipment Market Association) no ano passado.

Novas rodas e pacotes aerodinâmicos são os itens mais procurados. Só que, em muitos casos, acessórios colocados por razões estéticas podem prejudicar o desempenho do carro e aumentar o risco de acidentes.

Kits aerodinâmicos devem ser usados com cuidado, pois podem comprometer a estabilidade do veículo, alerta Fernando Catalano, professor de dinâmica veicular da USP (Universidade de São Paulo) de São Carlos.

Os "spoilers", por exemplo, desviam o vento e melhoram a fluidez do ar. Os dianteiros direcionam o vento para o motor e, às vezes, para os freios. "'Spoilers' mal projetados podem prejudicar a refrigeração do motor. Os traseiros aumentam o arrasto e o consumo de combustível", alerta.

O aerofólio, instalado na tampa traseira de sedãs ou acima do vidro de trás dos hatchs, é um item que marca a identidade de um veículo veloz, mas pode produzir uma grande força do carro contra o solo. Isso deixa a dianteira mais leve, o que é perigoso, segundo Catalano.

Algumas montadoras oferecem "spoilers" como acessórios originais. Elas afirmam que esses produtos são testados em túneis de vento, mas não têm função aerodinâmica para melhorar o desempenho em alta velocidade.

O Honda Civic Si, por exemplo, traz um aerofólio só estético, sem ganho aerodinâmico. No Audi RS5, é item de série. O aerofólio sobe quando o carro atinge 120 km/h e ajuda a grudar a traseira do carro no chão.

No Chevrolet Celta, um kit de concessionária montado com aerofólio, "spoilers" e saias laterais sai por R$ 1.800.

RODAS NA MEDIDA

Para trocar as rodas, não dá para escolher tamanhos muito diferentes do original, para não interferir na estabilidade e no desempenho do carro.

O motorista deve escolher rodas com diâmetro e largura próximos dos originais, segundo Ricardo Bock, professor do curso de Engenharia Mecânica Automobilística da FEI (Fundação Educacional Inaciana).

Sua dica é não variar o diâmetro do conjunto de roda e pneu em mais do que 3% (para cima ou para baixo). Quem aumentar o aro da roda deve reduzir a altura do pneu sem interferir nas relações de marcha nem na aferição do velocímetro.

Alguns modelos também têm opções de rodas maiores, que são instaladas na concessionária. Os preços, assim como os dos pacotes aerodinâmicos, são mais salgados do que em lojas de acessórios, mas as montadoras dizem que os itens foram testados e são mais adequados à carroceria do veículo.

 

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