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11/05/2011 - 07h33

Espuma pode eliminar ruídos internos do carro

RICARDO RIBEIRO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Sob o capô, no assoalho, por trás de portas e painéis. Quem nunca se irritou com barulhos estranhos no interior do veículo? Uma peça chacoalha ali, um ruído irritante acolá.

Oficinas especializadas em eliminar esses sons indesejáveis prometem aliviar o sofrimento das pessoas que, com o trânsito caótico nas grandes cidades, passam cada vez mais tempo dentro do carro.

Adriano Vizoni/Folhapress
Assentos ganham uma espuma mais grossa, que não raspa na carroceria quando o carro trepida
Portas e assentos recebem espuma mais grossa para não ocorrer barulho ao rasparem quando o carro trepida

"Esses ruídos surgem com o tempo, devido ao desgaste das peças e dos fios que entram em atrito com partes da carroceria, causando rangidos", explica José Everaldo Oliveira, técnico da oficina Ruído Zero.

De acordo com Evilácio Souza Filho, proprietário da oficina Papa Grillos, o problema é causado principalmente pela ausência de um revestimento específico nos espaços que separam as guarnições.

"É preciso verificar portas, porta-malas, painel, bancos, piso e revestir toda a parte de acabamento", afirma Souza.

O serviço começa com uma avaliação do veículo para identificar o local do ruído e as soluções necessárias. Em geral, uma voltinha no carro com o proprietário.

Técnicos desmontam as partes com barulho e revestem os vãos dos componentes com espumas para impedir o atrito entre as peças. Lubrificantes químicos, graxa e silicone plástico evitam rangidos.

Adriano Vizoni/Folhapress
Cabos soltos no interior do veículo são embrulhados por espuma fina e maleável
Cabos soltos no interior são embrulhados com espuma fina

Apertar os parafusos também reduz muito os barulhos. As borrachas dos trilhos onde correm os vidros da janela também são grandes vilãs, pois ressecam com o tempo.

"Carros 'off-road' costumam chegar com o interior todo solto. Já os hatches apresentam muito barulho no porta-malas", conta Souza.

Segundo os mecânicos, o Toyota Corolla e o Fiat Siena estão entre os mais silenciosos.

Blindado

Carros blindados costumam fazer ainda mais barulho. Nesse caso, as chapas da blindagem também são envolvidas com camadas adicionais de espuma.

"Se o serviço for feito corretamente, não há risco de danificar a blindagem", afirma o dono da oficina Papa Grillo.

O Chevrolet Vectra do administrador André Grazziano, 38, começou a apresentar ruídos com 5.000 quilômetros.

Quando o carro estava com 20 mil quilômetros, Grazziano não aguentava mais os barulhos e procurou uma oficina especializada em eliminar ruídos.

Adriano Vizoni/Folhapress
Vãos entre juntas internas são preenchidos com silicone plástico
Vãos entre juntas internas recebem silicone plástico

"Realmente acabou o barulho interno. O carro voltou a ser o que era quando saiu da loja", conta Grazziano.

O engenheiro Hélio Novaes, 46, usou o serviço em um Volkswagen New Beetle e, mais recentemente, em um Journey, da Dodge.

"Colocaram calços com espuma e resolveram o problema de forma simples e eficiente", afirma Novaes.

Além de proporcionar mais conforto aos ocupantes, a eliminação dos ruídos valoriza o veículo na hora da revenda.

O serviço, que pode demorar de uma hora a três dias, de acordo com a quantidade de reparos, tem preços que variam de R$ 70 a R$1.800.

ONDE ENCONTRAR

Papa Grillos
0/xx/11/3865-8144

Ruído Zero
0/xx/11/2965-1101

 

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