Publicidade
24/07/2011 - 07h54

Novo VW Beetle ficou mais potente e menos feminino

EDUARDO SODRÉ
ENVIADO ESPECIAL A BERLIM

Nada de "fofinho" ou "lindinho". O Volkswagen Beetle cansou de ser tratado no diminutivo. A Folha foi a Berlim para dirigir esse novo besouro de casca grossa e motor turbo, que chega ao Brasil no final de 2012. Seu objetivo é mostrar que BMW Mini e Fiat 500 é que são "carros de mulher".

Uli Sonntag/Divulgação
Teto mais baixo, linhas menos arredondadas: o Beetle trocou a fofura pela bravura
Teto mais baixo, linhas menos arredondadas: o Beetle trocou a fofura pela bravura

"Em comparação ao antecessor [lançado em 1998], o novo Beetle está mais esportivo e masculino", disse Oliver Riess, diretor internacional de marketing de produto da Volkswagen, durante o evento de lançamento.

De fato, o carro perdeu o toque feminino. O vasinho de flores -- que mais parecia um tubo de ensaio -- sumiu do painel. As formas arredondadas foram atenuadas; o teto está mais baixo e reto. E o motor 2.0 turbo transformou a joaninha em marimbondo.

No teste de 170 quilômetros pelos arredores de Berlim, o Beetle se comportou como um Audi A3 ou um Golf GTI europeu. Nada de diferente era esperado, pois os carros compartilham a plataforma, o motor e a caixa automatizada de seis marchas com dupla embreagem.

Jamais houve um Beetle tão firme quanto o de agora. A carroceria inclina pouco nas curvas, tal e qual um bom esportivo de origem alemã. Como não se pode ter tudo na vida, perde-se em conforto. As raras imperfeições do asfalto eram prontamente percebidas na cabine.

Uli Sonntag/Divulgação
Lanternas do Beetle 2012 têm formato de gota
Lanternas do Beetle 2012 têm formato de gota

O Beetle do século 21 usa e abusa de licenças poéticas para aproveitar todo o carisma do projeto original. A versão testada trazia rodas cromadas de 18 polegadas com desenho retrô -lembram as calotas do Fusca de Ferdinand Porsche.

"Veja este porta-luvas, tem desenho semelhante ao do primeiro modelo", disse Oliver, enquanto abria a portinhola no painel. As alças das colunas centrais também são idênticas às de tantos fusquinhas que ainda rodam por aí.

MAIS DE R$ 80 MIL

O Beetle que chegará ao Brasil será produzido no México. O mesmo acontecia com a geração passada, que, isenta do imposto de importação, custava R$ 64.750 na tabela do fabricante. A má notícia é que o preço irá subir quando o novo modelo chegar.

A Volkswagen trará apenas a opção topo da linha, 2.0 TSI Sport (200 cv). O preço inicial do Beetle deverá ultrapassar os R$ 80 mil. O que um dia foi o "carro do povo" se transformou em brinquedo de luxo.

Entre os itens de série, há seis airbags, freios com ABS, controle eletrônico de estabilidade e som com tela sensível ao toque e GPS.

O carro cresceu 15,2 cm no comprimento e 8,4 cm na largura, mas continua sendo diversão para dois. Quem tiver mais de 1,60 m e se atrever a andar no banco traseiro vai sofrer
com o espaço acanhado para as pernas.

Para compensar, o vão livre para a cabeça melhorou com o teto menos curvo.

Uli Sonntag/Divulgação
O painel pode trazer apliques que imitam fibra de carbono ou repetir a cor da carroceria
O painel pode trazer apliques que imitam fibra de carbono ou repetir a cor da carroceria

Ao volante, a sensação é a mesma proporcionada pelos colegas de plataforma A3 e Golf. E, apesar dos materiais de boa qualidade utilizados, a personalidade que sobeja no desenho falta no interior. Nesse ponto, o Fusca original é imbatível.

A Volkswagen sabe disso e se esforça para dar ao Beetle moderno a aura de ícone de seu antepassado. Uma das estratégias é possibilitar ao comprador escolher o nome que virá grafado na tampa do porta-malas.

No Brasil, poderá se usar a plaqueta "Fusca". A corruptela da palavra "Volks" foi desde sempre o apelido do VW Sedan nacional, mas só virou nome oficial em 1984.

Mundo afora, prevalecem as associações a besouros. No México, é Vocho. Na Itália, Maggiolino. Os franceses usam uma alcunha mais delicada: Coccinelle (joaninha). O Beetle continuará sendo "fofo" por lá.

O jornalista viajou a convite da Volkswagen

 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag