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01/08/2011 - 14h12

Sensores de ré exigem instalação cuidadosa

IGOR NISHIKIORI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Os sensores de estacionamento, antes restritos a veículos de luxo ou importados, agora estão até em carros "populares". O equipamento é facilmente encontrado em lojas de acessórios, mas é preciso cuidado na escolha do produto e na instalação.

"Tenho notado um grande aumento nas vendas, instalo cerca de 25 kits de sensores por mês", conta Carlos Dias, proprietário da loja Fixa Som.

Gabo Morales/Folhapress
É preciso furar o para-choque para colocar os sensores por ultrassom
É preciso furar o para-choque para colocar os sensores

Um dos motivos do aumento da procura pelo acessório é a redução dos preços. Em 2009, o conjunto custava entre R$ 600 e R$ 700. Hoje, oficinas especializadas cobram cerca de R$ 300 pelos sensores, com serviço de instalação incluído no valor.

O funcionamento é simples: os sensores emitem uma frequência sonora (inaudível ao ouvido humano) que reflete no objeto mais próximo e depois retorna para o sensor.

Quanto mais perto o carro estiver do objeto, menor será o intervalo de tempo dessa operação. Quando o sistema emitir um sinal sonoro ou luminoso ininterrupto, significa que o veículo estará muito próximo do obstáculo.

Há dois tipos de sensores de estacionamento no mercado. O mais comum funciona por meio de ultrassom.

É mais barato e opera em qualquer modelo de veículo, porém sua instalação é mais complicada. É necessário perfurar o para-choque para colocar os sensores.

"Se a instalação for mal feita, poderão ocorrer problemas como furação errada, danos à parte elétrica do automóvel ou arranhões no para-choque", conta Dias.

Outra opção é o sensor eletromagnético, que só precisa ser colocado na parte interna do para-choque, sem qualquer tipo de perfuração.

Contudo, esse equipamento tem custo cerca de 20% mais elevado e só funciona em automóveis equipados com para-choque de plástico.

GARANTIA

Quem possui um carro que ainda está no período de garantia do fabricante deve checar se a instalação dos sensores compromete a cobertura.

Consultadas pela Folha, as assessorias técnicas da Fiat, da Ford e da Volkswagen afirmaram que o proprietário correrá o risco de perder a garantia do automóvel caso a instalação seja feita fora da rede autorizada.

Divulgação
Sistemas multimídia podem exibir imagens da câmera de ré
Sistemas multimídia podem exibir imagens da câmera de ré

A Fiat esclarece também que os sensores genuínos da marca (vendidos na rede concessionária) têm garantia de um ano caso instalados nas oficinas credenciadas.

Porém, se o cliente optar por comprar o kit na autorizada Fiat e resolver colocá-lo em uma loja independente -onde o custo da mão de obra geralmente é menor-, a cobertura do equipamento será de três meses.

Proprietários de automóveis que já estão fora da garantia de fábrica precisam ter atenção às especificações técnicas do aparelho.

Como toda instalação que exige interferência na parte elétrica, a colocação de sensores de estacionamento exige cuidado e mão de obra especializada.

A evolução dos equipamentos trouxe diversas melhorias, como a possibilidade de colocar sensores também na dianteira. Estes, além de auxiliar na hora das manobras de estacionamento, avisam quando o carro está muito próximo de outro veículo no trânsito.

Outra opção que está na moda é a instalação de kits com câmera de ré. Há diversos modelos disponíveis no mercado, com preços a partir de R$ 350. Os mais usuais trazem câmeras com visão noturna, à prova d'água, e monitor incorporado a um novo retrovisor interno, que faz parte do equipamento.

Para quem tem um aparelho multimídia integrado ao painel do veículo, há a possibilidade de adquirir apenas a câmera e transmitir as imagens por meio do visor de cristal líquido do sistema.

 

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