Publicidade
01/09/2011 - 16h31

Montadora alemã desenvolve farol de laser

DE SÃO PAULO

Com os LEDs, mais eficientes e econômicos que as lâmpadas convencionais, chegando a cada vez mais conjuntos óticos de carros, as montadoras já desenvolvem uma tecnologia que promete ser o próximo passo.

A BMW divulgou nesta semana que está trabalhando na criação de lâmpadas com luz laser. O equipamento tem intensidade mil vezes maior do que a dos LEDs convencionais, com economia de energia e consumo de combustível.

Divulgação
BMW começa a testar luz laser nos faróis dos carros da linha 'i
Detalhe do farol de laser do protótipo i8, da BMW

As ondas de luz do laser têm o mesmo comprimento e uma diferença de fase constante, produzindo um feixe quase paralelo. Essa característica permite criar novas funções para os faróis.

Outra vantagem é que a alta eficiência do laser garante a metade do consumo de energia dos faróis de LED.

A montadora alemã destaca que a intensidade da luz laser não representa risco a seres humanos e animais, quando aplicada no veículo. Antes de a luz dos diodos laser ser emitida em direção a rua, o feixe de luz azulado é convertido em uma pura luz branca, com a ajuda de um material fluorescente de fósforo instalado dentro do farol.

Segundo a BMW, a luz resultante é muito brilhante, branca, agradável aos olhos e tem um consumo de energia muito baixo. Os diodos laser também são cem vezes menores do que as células usadas na iluminação de LED, o que permitirá seu deslocamento na carroceria, ampliando as possibilidades de criação da área de design.

A tecnologia é testada nos carros-conceito da linha "i", a submarca de veículos elétricos e híbridos da BMW.

Com agências internacionais

 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag