Publicidade
12/09/2011 - 06h59

Criança é mais vulnerável ao fumo passivo em automóvel

FELIPE NÓBREGA
DE SÃO PAULO

Leis antifumo baniram o tabaco em locais públicos e agora miram ambientes privados. Países como a Austrália e os EUA já o proíbem em carros particulares, caso haja menor de 16 anos a bordo.

Fernando Moraes/Folhapress
Vários países já proíbem a prática; Brasil quer multar motorista fumante
Países proíbem a prática; Brasil quer multar motorista fumante

A medida visa proteger principalmente as crianças. Segundo especialistas, elas são mais vulneráveis à exposição às toxinas do cigarro.

Bebês, por exemplo, respiram mais rápido que adultos e acabam inalando mais fumaça. Outro agravante, de acordo com Valéria Martins, secretária-geral da Sociedade Paulista de
Pneumologia, é que os pequenos têm órgãos em desenvolvimento e sistemas imunológicos imaturos.

"Além de asma e bronquite, fumantes passivos podem desenvolver câncer no futuro", alerta a médica.

Estudo divulgado em janeiro pela Universidade de Aberdeen, da Escócia, aponta que a fumaça na cabine do carro cria um ambiente tão prejudicial à saúde quanto o dos pubs (bares fechados) antes da proibição do tabaco.

Carro com cheiro de cigarro tem alto índice de rejeição na revenda

Mesmo com as janelas do veículo abertas, o nível de contaminação não cai para um índice seguro. A pesquisa aponta ainda que 15% dos fumantes no Reino Unido acendem cigarro no trânsito mesmo com crianças a bordo -lá, os governos locais estudam a proibição, que poderia proteger também as grávidas.

NO BRASIL

Legisladores veem o ato de fumar ao volante mais como um problema de segurança no trânsito. Alegam que a prática desconcentra o motorista e aumenta o risco de acidente.

Projeto de lei do deputado Marçal Filho (PMDB-MS) prevê multa de R$ 127 ao condutor flagrado com cigarro na mão.

A proposta, que foi anexada a outras contra a indústria do tabaco, aguarda votação na Câmara desde o início do ano passado.

 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag