Publicidade
14/10/2012 - 03h05

Cresce número de alunos de MBA que querem abrir negócio

FÁBIO FARIAS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Os cursos de MBA são uma opção cada vez mais procurada por profissionais que querem melhorar as perspectivas de carreira.

Valor do MBA varia de R$ 10 mil a R$ 60 mil

Pesquisa da consultoria britânica QS Intelligence Unit feita em 42 países aponta que 43,6% dos candidatos a um MBA esperam que o curso os ajude a mudar a carreira.

Caio Kenji/Folhapress
Ricardo Jiorgeto sonha em abrir empresa de ciclismo
Ricardo Jiorgeto sonha em abrir empresa de ciclismo

O levantamento indica que quase 35% dos profissionais almejam aumento de salário e cerca de 30% querem usar o conhecimento de gestão para abrir um negócio próprio.

Ricardo Jiorgeto, 34, escolheu fazer MBA no início do ano passado para reorientar sua trajetória profissional.

Há seis meses, foi contratado como desenvolvedor de negócios da empresa de máquinas Technifor. Em três anos, espera abrir a própria empresa, na área de ciclismo para fabricar partes e peças de bicicletas. "Entrar no MBA me ajudou a olhar os negócios de forma mais ampla e a entender como funciona uma empresa."

Paulo Lemos, professor e diretor-adjunto da FGV Management-SP, observa que essa tendência de empreendedorismo entre os que fazem MBA é ainda maior entre médicos e advogados. "O profissional busca o curso para melhorar seus conhecimentos de gestão", afirma.

Segundo Armando Dal Colletto, diretor-executivo da Anamba (Associação Nacional de MBA), é preciso atenção ao escolher o curso. "Se a pessoa for jovem, recomendo um curso básico de empreendedorismo. Caso tenha experiência na área que atua, o MBA é a melhor opção."

MUDANÇA

Para a secretária-executiva Vivan Bastos Melo, 31, o MBA é uma oportunidade para mudar de segmento e entrar na área de negócios. Atualmente, ela trabalha na secretaria da vice-presidência da Raízen Combustíveis e cursa MBA em relações internacionais na Fundação Getulio Vargas. "Tenho planos de trabalhar fora do Brasil."

A QS indica que varejo e tecnologia são os setores preferidos para aqueles que querem dar uma guinada na carreira. Finanças, consultoria e energia são as áreas nas quais os profissionais mais buscam o curso para ascender profissionalmente na área em que já atuam.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag