Publicidade
14/10/2012 - 03h09

Inscritos em MBAs na América Latina cresceram 30%

FÁBIO FARIAS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O crescimento da economia e a internacionalização das empresas brasileiras estimularam a demanda por profissionais que têm MBA.

Valor do MBA varia de R$ 10 mil a R$ 60 mil

Segundo estudo da consultoria britânica QS Intelligence Unit, a procura por pessoas com a formação cresceu 53% no Brasil de 2010 a 2011. Na América Latina, o aumento ficou atrás só do registrado no México e na Colômbia.

Alessandro Shinoda/Folhapress
Carlos Rodrigues diz que MBA em sustentabilidade ajudou a profissionalizar ONG
Carlos Rodrigues diz que MBA em sustentabilidade ajudou a profissionalizar ONG

Outro levantamento, desta vez feito pela Amba (associação britânica que certifica escolas de MBA no mundo), em 2011, 9.000 profissionais estavam matriculados nos 29 cursos de MBA na América Latina que recebem o selo da associação. O número representa avanço de 30% ante as matrículas do ano anterior.

De acordo com Maisa Maion, gerente da empresa de recursos humanos Fesa, o aumento na demanda ocorre porque o mercado precisa de profissionais que entendam o negócio de ponta a ponta. "O profissional com MBA, pela visão multidisciplinar que tem, possui um diferencial."

A necessidade de tornar as companhias brasileiras mais competitivas e o dever de padronizar procedimentos também impulsionam a procura.

O sociólogo Carlos Diego de Souza Rodrigues, 30, que cursa MBA em sustentabilidade e tecnologia da informação na Escola Politécnica da USP, diz que o programa o ajudou a adotar padrões internacionais na ONG Caminho das Águas, da qual é diretor-presidente.

"As pessoas que fazem MBA conseguem melhorar os processos internos de uma empresa e compreender gatilhos importantes para um negócio", afirma.

Para a gerente de recrutamento da Ambev, Isabela Garbers, uma das vantagens do profissional com MBA é a capacidade de contribuir com boas ideias para as empresas.

"Quem sabe aproveitar o MBA consegue ter uma visão de negócios atualizada e é capaz de aliar isto à técnica que tem. Por isso, torna-se um profissional valioso."

A necessidade de contar com profissionais com conhecimento sobre liderança, diz a Ambev, fez com a empresa criasse um programa para contratar profissionais que têm MBA. A companhia seleciona alunos do último ano dos cursos em feiras de recrutamento e envolve os profissionais em projetos de inovação da empresa.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag