Publicidade
03/03/2013 - 05h35

Site ajuda free-lancers brasileiros a encontrar projetos no exterior

FELIPE MAIA
DE SÃO PAULO

Serviços virtuais que chegaram ao Brasil recentemente ajudam profissionais que trabalham como autônomos a encontrar novos clientes, inclusive do exterior.

O site australiano Freelancer.com, que ganhou versão brasileira no fim do ano passado, permite que o profissional autônomo indique quais são suas habilidades e receba alertas sobre projetos que ele pode pode realizar.

Profissional sênior se considera mais empreendedor do que geração Y, diz pesquisa
Yahoo! vai proibir home office para seus funcionários
Profissional assume cargo de gerência cada vez mais cedo

A empresa cobra uma taxa que varia entre 3% e 10% do valor de cada contrato.

Ze Carlos Barretta/Folhapress
Sebastián Siseles diz que profissionais da área de TI são os mais requisitados
Sebastián Siseles diz que profissionais da área de TI são os mais requisitados

O portal tem 7 milhões de usuários, com 33,6 mil no Brasil --3.360 são empresas que contratam free-lancers. As companhias que mais recrutaram brasileiros são dos Estados Unidos (44,2%), do Reino Unido (9,5%) e do Canadá (5,2%).

Em um sistema parecido com lojas on-line como Mercado Livre, em que os compradores avaliam o desempenho do vendedor, as empresas que usam o Freelancer.com também podem fazer comentários sobre o desempenho dos profissionais.

Segundo Sebastián Siseles, 35, diretor do site para a América Latina, a tecnologia é a área que mais demanda brasileiros para trabalhos temporários. Mas ele afirma que a tendência é que isso mude no futuro.

"Quando se trata de um serviço virtual, as empresas que chegam primeiro são, geralmente, do mundo tecnológico. Para mim, o setor que vai crescer mais é o do marketing digital."

Outro site para free-lancers é o brasileiro Beeqo, uma rede social para autônomos com 3.500 cadastrados. Ali, é possível fazer um perfil e ser encontrado por possíveis contratantes e também indicar amigos.

A empresa aposta na integração com outras redes sociais. O internauta pode divulgar o perfil com suas informações. "Isso aumenta a visibilidade e eleva a taxa de 'viralização' do próprio Beeqo", destaca Eduardo Farias, 33, diretor de novos negócios do sistema.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag