Publicidade
20/03/2013 - 07h00

Quase 40% dos profissionais dos EUA já namoraram colegas; veja como lidar com a situação

DE SÃO PAULO

Nos EUA, 38% dos profissionais já namoraram algum colega de trabalho. O dado é de uma pesquisa do site CarrerBuilder, feita com 3.900 pessoas naquele país.

Processo de contratação no Brasil é mais rápido do que a média mundial
Saiba quais são as 10 profissões com os chefes mais odiados
Medidas facilitam retorno das mulheres ao trabalho após maternidade

Entre os casais que começaram a sair depois de se conhecerem no trabalho, uma minoria --12%- iniciou o romance fora da empresa (em um "happy hour", por exemplo).

A seção de estilo de vida do site da revista "Bloomberg BusinessWeek", aproveitando a pesquisa, deu dicas sobre o que fazer em diferentes tipos de relacionamento no escritório.

Saindo com o chefe
A dica é ter cautela. Segundo a orientadora de paquera Tracei Steinberg, quem sai com pessoas da chefia pode ficar com a reputação de fazer sexo para subir na carreira. Se você está na liderança, pode ser acusado de abuso de poder.

Shutterstock

A aventura
Se o relacionamento está em um estágio inicial, os colegas não precisam saber, pois algo pode não funcionar, explica Chiara Atik, outra consultora de relacionamentos. Se já se trata de algo estável, os colegas, inevitavelmente, vão saber, e, daí sim, é melhor assumir.

O romance proibido
Em algumas empresas, namorar um colega é motivo para demissão. Mas reprimir uma emoção é uma habilidade difícil, explica o professor de psicologia social Eli Finkel, que aponta que, nesses casos, o romance costuma ser ainda mais intenso. A orientação é que "o profissional deve seguir as políticas oficiais da empresa".

Na cama com a concorrência
Ter um romance com uma empresa rival é aceitável, desde que concorde-se em não trocar segredos de trabalho, afirma Steinberg. O melhor, aqui, aponta a revista, é nunca ir com raiva do concorrente para a cama e sempre dizer que sente muito por algo que aconteceu profissionalmente (mesmo que não seja verdade).

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag