Publicidade
16/04/2013 - 13h48

Metade dos profissionais brasileiros diz ter assumido a culpa por falhas alheias

DE SÃO PAULO

Uma pesquisa da consultoria de recrutamento Robert Half aponta que 50% dos profissionais brasileiros já assumiram a culpa por erros de colegas no trabalho.

De acordo com o levantamento, divulgado com exclusividade à Folha, o índice de profissionais que afirmam ter feito isso sobe para 70% entre os funcionários no Reino Unido e chega a 73% entre os alemães, onde foi registrado o maior índice. A Bélgica ficou em último lugar: 42% dos ouvidos disseram já ter feito isso.

Empresa adota plano para que profissional deixe o carro em casa
Justiça trabalhista passa a aceitar cartão
Veja a lista dos 10 executivos mais bem pagos dos EUA

Isso demonstra, na opinião de Daniela Ribeiro, gerente sênior da divisão de engenharia e vendas e marketing da Robert Half, que a cultura de trabalho é mais emocional no Brasil. "Os funcionários são bem focados em relacionamento, gostam de fazer favores e não querem dizer 'não'. Mas se algo ruim acontece, não querem tomar bronca".

Shutterstock

Ribeiro afirma que, muitas vezes, os profissionais se preocupam mais em encontrar culpados, em vez de resolver o problema. "A comunicação costuma ser mais pragmática em empresas estrangeiras. É direcionada à tarefa e não à pessoa", explica.

Quando questionados sobre os motivos que os levaram a assumir a culpa por erros de outras pessoas, 38% dos brasileiros que participaram da pesquisa apontaram que a infração era pequena e que não valia discussão.

Outros 30% disseram se sentir indiretamente responsáveis pelo problema ocorrido. De acordo com a interpretação de Ribeiro, as respostas revelam duas maneiras diferentes de minimizar a falha: alegar que o erro foi pequeno e dizer que não era diretamente responsável.

O Chile, único outro país da América Latina que consta no levantamento, apresentou números semelhantes aos do Brasil: 56% dos trabalhadores assumiram culpa pelo que julgavam ser um erro alheio. Destes, 52% disseram que a infração era pequena e 32% se sentiram indiretamente responsáveis.

A pesquisa da Robert Half foi realizada com 1.775 diretores de RH de 19 países, sendo cem brasileiros.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag