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19/05/2013 - 02h30

Consultora mostra o que está na moda e o que é cafona em currículos

DE SÃO PAULO

O currículo é a porta de entrada para um processo seletivo. É preciso, ao mesmo tempo, chamar a atenção e não se queimar com o recrutador. "Gaste o tempo de quem está selecionando com fatos que o descrevam bem", diz Marisabel Ribeiro, que é diretora da área de capital humano da consultoria Mercer.

Veja as dicas dela para escolher o que colocar no currículo.

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Divulgação
Marisabel Ribeiro é a líder de capital humano na Mercer
Marisabel Ribeiro é a líder de capital humano na Mercer

Churrasco não interessa
Colocar os hobbies foi uma moda que passou. Os candidatos começaram a colocar até mesmo que faziam churrasco. Hoje considera-se que a vida pessoal não deve ser abordada no currículo.

Sensualizando
Anexar fotos ao currículo era impensável antigamente, mas hoje é tolerável. Mas tome cuidado com o tipo de foto: elas não podem ser como as do Facebook, em que as pessoas fazem muita pose.

"Sou o máximo!"
"Sou comunicativo, tenho facilidade para fazer relacionamentos" e descrições sobre o candidato feitas por ele mesmo soam como autopromoção barata. Muitos selecionadores se incomodam.

Olha só
Colocar uma remissão para a presença on-line da pessoa tem caído bem, para mostrar que você é conectado. Mas cuidado: não coloque links que o exponham demasiadamente -prefira só o LinkedIn.

 

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