Publicidade
08/08/2013 - 13h09

Pesquisa diz que trabalhar em escritório bagunçado estimula criatividade

DE SÃO PAULO

Manter uma mesa bagunçada no trabalho pode ser positivo, de acordo com uma pesquisa feita na Universidade de Minnesota (EUA). De acordo com o estudo, a desorganização estimula a criatividade.

Os pesquisadores pediram que voluntários realizassem tarefas em ambientes limpos e organizados e em outros com papéis espalhados e material de escritório desordenado.

Trabalho voluntário melhora chances de contratação, diz pesquisa
Empresas usam 'espiões' para buscar profissionais em universidades
Resultado individual ganha força no cálculo de bônus de funcionários

Em um dos experimentos, eles pediram que as pessoas criassem novos usos para bolinhas de pingue-pongue. Em geral, quem estava no escritório bagunçado teve ideias com melhores avaliações por um júri imparcial.

Em outra avaliação, os pesquisadores pediram que os profissionais escolhessem entre um novo produto e uma linha já estabelecida. Quem estava no ambiente desorganizado teve maior tendência em escolher a novidade, um sinal de que, dizem os autores do estudo, trabalhar em um lugar assim estimula as pessoas a sair do convencional.

"Ambientes desorganizados parecem estimular a quebra de tradições, o que pode inspirar novas ideias", afirma Kathleen Vohs, coordenadora da pesquisa.

De acordo com ela, a arquitetura do local parece não ter influência no processo. "Nós usamos seis locações diferentes no estudo. As características da sala não foram relevantes. Apenas deixar o ambiente arrumado ou desarrumado fez uma diferença enorme no comportamento das pessoas."

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag